Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil teve uma queda de 0,3% entre o primeiro e o segundo trimestre deste ano. Os dados são do Monitor do PIB, divulgado nesta terça-feira (17).
“A economia apresentou retração de 0,3% no segundo trimestre comparado ao primeiro, evidenciando que houve certo otimismo com o resultado do primeiro trimestre, mostrando que ainda há um longo caminho para a retomada mais robusta da economia”, disse o coordenador da pesquisa, Claudio Considera.
Ainda de acordo com o levantamento, ao se comparar com o segundo trimestre do ano passado, o PIB apresentou uma alta de 12,1%. Levando em conta apenas o mês de junho, houve alta de 1,2% em relação a maio e de 10,1% na comparação com junho do ano passado.
A alta de 12,1% na comparação do segundo trimestre com o mesmo período do ano passado foi puxada pela formação bruta de capital fixo, isto é, os investimentos, que avançaram 35,2% no período, e pelo consumo das famílias, que cresceu 12,5%.
Também houve alta nas exportações (12,9%), mas de forma mais moderada do que nas importações (36,7%).