O Via Shopping Barreiro, localizado na região de mesmo nome em Belo Horizonte, voltou a ser palco de uma abordagem racista. Um segurança do empreendimento tentou impedir que dois garotos negros lanchassem na praça de alimentação, mesmo depois de pagarem pela comida. Eles foram defendidos por outros clientes. As imagens registradas ontem (26) provocam indignação e repúdio na web.

No vídeo, gravado por uma cliente, é possível ver que os jovens, um deles aparentemente mais novo, estão diante de um segurança. O profissional argumenta algo inaudível com os dois. Na sequência, um rapaz se aproxima e leva o menor de volta à mesa, enquanto outros clientes passam a repreender a atitude do segurança. “Pode comer a vontade, como não pode comer? Ele pagou. Pode sentar lá menino, eu tô filmando aqui”, diz uma mulher. “Ninguém aceita mais esse tipo de tratamento não, rapaz. Pode deixar os meninos comerem”, afirma em outro trecho.

O desfecho da gravação mostra que outros clientes se incomodam com a situação e também tentam impedir que o segurança expulse os garotos. Os meninos, por sua vez, voltam à mesa para continuar a comer enquanto o segurança deixa o local.

Segundo a testemunha que gravou o vídeo, o segurança ameaçou chamar o juizado de menores caso os meninos não fossem comer o lanche fora do shopping. Eles estavam no centro de compras vestidos de forma simples e com salgadinhos e balas que vendem nas ruas para juntar dinheiro.

Veja o vídeo:

Artigo anteriorCartórios já podem autenticar documentos por meio digital
Próximo artigoMenina de 11 anos realiza aborto após ser estuprada por quatro homens e engravidar