Amazonas – Nos últimos anos, o preço da cesta básica e de itens do consumo diário das famílias aumentou notoriamente, fator esse que faz com que a gestão econômica de Jair Bolsonaro (PL) seja vista de forma negativa em pleno ano eleitoral. Assim como a maioria da população, o Senador Omar Aziz usou suas rede sociais para realizar uma crítica sobre o aumento de brasileiros com fome desde que o presidente assumiu o cargo.
Omar Aziz compartilhou dados de uma pesquisa da FGV que mostra que 36% dos brasileiros não teve recursos suficientes para se alimentar ou para alimentar a família. Os dados são referentes ao ano de 2021. O patamar histórico faz com que o Brasil atinja o nível de insegurança alimentar na média global.
Nas redes sociais, Aziz compartilhou um trecho da pesquisa elaborada pelo economista Marcelo Neri, diretor do Centro de Políticas Sociais FGV Social. De acordo com os dados apontados por ele, 36% dos brasileiros não teve dinheiro para alimentar a si ou a família em 2021, sendo um patamar histórico e a primeira vez que o Brasil atingiu o nível de insegurança alimentar na média mundial.
De acordo com o senador, o Brasil é um dos maiores produtores de alimento do mundo, mas as pessoas estão passando fome. Omar responsabilizou diretamente o presidente Jair Bolsonaro pelos dados coletados pela pesquisa.