A Série Ouro, antigo grupo de acesso do Carnaval carioca, promete emoção e homenagens significativas a três ícones da cultura negra brasileira: a cantora Leci Brandão, o sambista Xande de Pilares e a escritora Conceição Evaristo. Os desfiles, que ocorrem na sexta-feira (13) e sábado (14) de Carnaval na Marquês de Sapucaí, contarão com 15 escolas disputando uma vaga no Grupo Especial em 2027.

A Unidos de Bangu abre a celebração com o enredo “As coisas que mamãe me ensinou”, uma ode à trajetória de Leci Brandão. A escola abordará a influência familiar, a construção de Leci como mulher negra e artista, sua carreira musical e sua atuação parlamentar na defesa dos direitos sociais. Para Leci, que tem laços com a Zona Oeste do Rio, onde morou em bairros próximos, a homenagem é especialmente emocionante, sendo a primeira vez que uma escola carioca a homenageia.

Já a Unidos do Jacarezinho levará para a avenida “O ar que se respira agora inspira novos tempos”, celebrando a vida e obra de Xande de Pilares. O enredo percorrerá locais marcantes de sua vida e mostrará sua evolução como artista completo e um dos maiores nomes do samba. Apesar de um incêndio recente ter destruído parte do material da escola, a comunidade segue empenhada em realizar um desfile memorável, com Xande de Pilares acompanhando de perto o desenvolvimento.

O Império Serrano, por sua vez, apresentará o enredo “Ponciá Evaristo Flor do Mulungu”, em homenagem à renomada escritora Conceição Evaristo. O carnavalesco Renato Esteves baseou o enredo nas “escrevivências” da autora, unindo sua biografia a elementos de suas obras e personagens. A escola de Madureira vê na obra de Conceição Evaristo uma forte identificação com a realidade de sua comunidade, majoritariamente composta por mulheres negras.

A Série Ouro é uma oportunidade para as escolas mostrarem seu valor e talento, e este ano, o foco nas personalidades negras reforça a importância de suas contribuições para a cultura brasileira.

Com informações da Agência Brasil

Artigo anteriorCarnaval de SP: interdições no Sambódromo do Anhembi e rodízio suspenso começam nesta sexta
Próximo artigoCarnaval seguro: dicas essenciais para evitar golpes financeiros na folia