A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (29/8), que a bandeira tarifária da conta de energia em setembro será Vermelha, no patamar 2. A taxa extra de R$ 7,87 continuará sendo aplicada nas faturas de energia elétrica a partir de 1º de setembro.

Até abril deste ano, a bandeira estava verde, sem custos adicionais para os consumidores. Em maio, foi alterada para amarela, indicando uma situação intermediária. Desde junho, a bandeira foi vermelha no patamar 1, e em agosto passou para o nível 2.

A Aneel explicou que a situação dos reservatórios das usinas, abaixo da média, não favorece a geração hidrelétrica, o que obriga o aumento do uso de usinas termelétricas, mais caras. Isso justifica a manutenção da bandeira vermelha no patamar 2 para o próximo mês.

A agência também reforçou a importância da conscientização e do uso responsável de energia elétrica, destacando que economizar energia contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico.

Sistema de bandeiras tarifárias

Lançado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias informa mensalmente aos consumidores a situação da geração de energia no Brasil. A Aneel avalia fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o uso de fontes renováveis e a necessidade de acionar termelétricas, mais caras. Anteriormente, as variações nos custos eram repassadas ao consumidor apenas no reajuste tarifário anual.

Artigo anteriorMoraes autoriza policiamento na área externa da casa de Bolsonaro após alerta de risco de fuga
Próximo artigoPopulação é flagrada vendendo ingressos gratuitos para o ‘#SouManaus 2025’; crime é investigado