A vontade de dezenas de comunidades e distritos do Amazonas que já possuem critérios necessários para se tornarem municípios, do Movimento Emancipalista, foi entregue, em forma de documento, pelo Deputado Estadual Sidney Leite, nas mãos do Presidente da Câmara Federal e pré-candidato à Presidência da República, deputado federal Rodrigo Maia, na noite de sexta-feira, dia 11, durante evento político que reuniu lideranças comunitárias e população em geral, no Dulcila Festa e Convenções, em Manaus.

O documento entregue é da Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital Emancipalista do Amazonas (Faddeam), representado pelo seu coordenador J Lee, no evento.

Na ocasião, o deputado federal Rodrigo Maia falou que será colocado em pauta o Projeto de Lei PL 137/2015, que trata das anexações, incorporação, desmembramento, fusão e criação de novos municípios no País, na próxima terça-feira, dia 15.

De acordo com o deputado estadual Sidney Leite, a proposta do Movimento Emancipalista é mais do que justa. “Temos um Estado de dimensões continentais, mas que tem um vazio de ocupação. Nós temos alguns distritos que têm viabilidade, não só do ponto de vista de população, mas, principalmente, viabilidade econômica para a criação de alguns municípios”, declarou.

Sidney Leite também ponderou enfatizando que é necessário retomar a autonomia da Assembleia para a discussão, de forma efetiva, com parâmetros, critérios, para que não seja feita uma farra de criação de municípios. “É necessário aprofundarmos essa discussão e aproveitamos para entregar essa pauta, junto ao representante e lideranças desse movimento, aqui do Estado, para o presidente da Câmara Federal, para que ele possa ter a sensibilidade e incluir isso na pauta daquela Casa”, finalizou.

No documento entregue estão apenas nomes de 14 distritos do Amazonas que poderão ser beneficiados.

Com relação a outras demandas expostas pelo pré-candidato à Presidência, em Manaus, o deputado Sidney Leite destacou a sensibilidade de Rodrigo Maia com relação aos interesses do Amazonas. “Foi um parlamentar importante quanto à defesa da prorrogação do Polo Industrial da Zona Franca de Manaus. É importante ouvi-lo e saber o que ele pensa deste momento em que está em discussão os interesses e o futuro do nosso País”, frisou Leite.

Artigo anteriorSuspeito de matar dono do Kikão do Mini Cheff é preso em Manicoré
Próximo artigoDavid Almeida assina termo de cooperação com a Câmara Municipal de Presidente Figueiredo