Manaus|AM – Com a greve dos rodoviários que vai para vai o 7º dia, nesta segunda-feira, 04/06, apenas 70% da frota estará em circulação na capital. Com isso, decidiram que não vão cumprir a lei de greve e que somente 30% da frota emergencial vai operar.

A greve, segundo o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários, é um protesto contra a Reforma da Previdência.

Segundo o presidente do STTRM, o Sindicato das Empresas do Transporte Público do Amazonas (Sinetram) quer demitir 40% dos trabalhadores para contratar horistas, sem quaisquer direitos trabalhistas. “Querem reduzir o salário dos trabalhadores em 50%, tirar a cesta básica de R$ 800 e demitir 40% dos funcionários. Querem acabar com a categoria e isso nós não vamos admitir”, afirmou Oliveira.

Precariedade de condições de trabalho

Apenas 2% da frota, cerca de 30 veículos, foi renovada em 2017, contrariando a Lei Orgânica do Município (Lomam) que preconiza 25% da renovação da frota anual. 

Os veículos são sujos e não são modernos. A população ainda está convivendo com o transporte clandestino em diferentes pontos da cidade, sendo reflexo de todas as modalidades que estão quebradas. A população está sendo mal tratada nesses veículos.

Artigo anteriorAdolescente passa a noite usando droga e morre de overdose
Próximo artigoGreve Infinita: revoltados, passageiros depredam ônibus no Terminal 4