Na última sexta-feira (18), o vereador Sargento Salazar (PL) protocolou na Câmara Municipal de Manaus um pedido de impeachment contra o prefeito David Almeida (Avante) por crime de responsabilidade. A ação tem como base o descumprimento de uma decisão da Justiça do Amazonas que obrigava a Prefeitura a realizar, com urgência, obras de contenção em um barranco que há anos ameaça desabar no final da rua Conde, na zona Norte da capital.

O prefeito é acusado de ignorar uma ordem judicial, o que configura infração político-administrativa conforme o Decreto-Lei nº 201/1967, que prevê a cassação do mandato em casos de descumprimento de decisão judicial sem justificativa formal. “O juiz determinou fazer a contenção. Vocês estão descumprindo uma decisão judicial. Eu entrei com o pedido de impeachment, que cabe agora”, declarou Salazar, em vídeo gravado no local do problema.

Apesar de David Almeida manter ampla maioria na Câmara Municipal de Manaus, a oposição aposta em uma possível reviravolta. Os vereadores Rodrigo Guedes (Progressistas), Coronel Rosses (PL) e o próprio Salazar — todos alvos de processos de cassação — denunciam perseguição política por parte de aliados do prefeito. Eles afirmam que esse clima de retaliação pode levar até vereadores da base governista a reavaliar o apoio a Almeida e abrir caminho para o avanço do impeachment.

Já neste sábado (19), em um novo vídeo publicado nas redes sociais, Salazar voltou a atacar a gestão municipal. Ele afirmou que vai investigar a atuação da Seminf (Secretaria Municipal de Infraestrutura), comandada por Renato Junior, e revelou que também entrou com um pedido de prisão contra o prefeito David Almeida, por desobedecer decisão judicial. “Não é só impeachment, não. Já entrei com pedido de prisão. Ele está afrontando a Justiça, desrespeitando o povo e cometendo crime de responsabilidade”, declarou o vereador.

Até o momento, David Almeida permanece em silêncio diante das denúncias e dos pedidos apresentados por Salazar.

Veja:

peças

 

Artigo anteriorSábado de Aleluia marca espera pela ressurreição de Cristo na tradição cristã
Próximo artigoAlém de Salazar, MP já havia solicitado prisão de David Almeida em 2021 por irregularidades na vacinação