Na manhã de sábado (27/02), oito cilindros de oxigênio chegaram ao município de Itamarati (a 985 quilômetros de Manaus), através da missão humanitária coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), por meio do Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOA), em parceria com a Polícia Militar de São Paulo, que cedeu avião para apoiar o Amazonas nas ações de enfrentamento à Covid-19. Ao longo da semana, a aeronave levou insumos médicos e vacinas para outras cidades.

Os oito cilindros foram destinados ao hospital daquele município para atender pacientes que lutam contra a Covid-19. No retorno, o avião trouxe os cilindros de oxigênio vazios. A missão utilizou uma aeronave de modelo Caravan, utilizada no transporte de passageiros e distribuição de cargas através do DIOA. O avião consegue levar até 11 pessoas, sendo de extrema importância para diversas demandas no interior do estado.

Esta é a quinta missão em que a SSP-AM se engaja na adoção de ações de apoio à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), na intenção de diminuir os efeitos da pandemia.

Anteriormente, as outras missões alcançaram os municípios de Eirunepé, Nova Olinda do Norte, Tabatinga e São Paulo de Olivença. Suprimentos hospitalares, vacinas e testes rápidos para Covid-19 foram transportados, além de médicos, enfermeiros intensivistas e fisioterapeutas.

Essa semana, a aeronave também vem sendo usada no transporte de equipes para atendimento dos municípios atingidos pela cheia.

Artigo anteriorHospital Francisca Mendes zera fila da embolização
Próximo artigoFesta de aniversário clandestina é encerrada durante “Operação pela Vida” no Tarumã