Brasil – Além de intimar o X (ex-Twitter), o Superior Tribunal Federal (STF) bloqueou as contas bancárias da Starlink, provedora de internet via satélite de Elon Musk, no Brasil.

Segundo o G1 nesta quinta-feira (29), a ação visa garantir o pagamento das multas diárias aplicadas à rede social em caso de descumprimento das decisões judiciais em curso no país.

Segundo o colunista, a ação foi expedida em 18 de agosto e veio a partir da compreensão da existência de um “grupo econômico de fato” de Elon Musk. A Starlink, cabe ressaltar, oferece o seu serviço de internet via satélite no Brasil, com grande participação no segmento de banda larga fixa com origem no espaço.

O empresário também comentou sobre o caso em seu perfil pessoal do X. Em uma publicação, um usuário compartilhou a informação de que as contas da Starlink foram congeladas no Brasil, questionado a relação entre o bloqueio e a situação da rede social no país. Na sequência, Musk respondeu: “correto”.

STF intima Musk a apresentar representante no Brasil

A descoberta do bloqueio aconteceu um dia após a intimação do Superior Tribunal Federal (STF) ao X pela própria rede social. Na noite desta quarta-feira (28), o ministro Alexandre de Moraes determinou que a companhia apresentasse um representante no país em até 24 horas sob a pena de bloqueio da plataforma em território nacional.

A empresa por trás do ex-Twitter, vale lembrar, anunciou o fim do escritório no Brasil em 17 de agosto e demitiu cerca de 40 funcionários.

Em reação, Musk ironizou a situação ao publicar montagens de Moraes com dois sabres de luz em alusão aos Sith, da franquia Star Wars. O empresário também publicou uma foto de um homem preso com a seguinte legenda: “um dia, Alexandre, essa foto sua na prisão será real. Marque minhas palavras”.

Artigo anteriorJustiça proíbe Bi Garcia e Gil Gonçalves de usar rádio para campanha de Mateus Assayag
Próximo artigoRevelados os nomes dos motoqueiros que espancaram motorista até a morte em Manaus