BRASIL – O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria na noite desta quarta-feira (19) para tornar réus cem bolsonaristas que participaram dos atos golpistas de 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram vandalizados em Brasília (DF).

Os ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Edson Fachin e Cármen Lúcia, já votaram a favor da ação penal, informa a Folha de S.Paulo.

O ministro Moraes, relator do caso, disse em seu voto que parte dos denunciados, segundo apontou a Procuradoria Geral da República (PGR), integrava o núcleo responsável pela execução dos atentados materiais contra as sedes dos três Poderes. Outros associaram-se, por intermédio de uma estável e permanente estrutura montada em frente ao Quartel-general do Exército Brasileiro, “aos desideratos criminosos dos outros coautores, no intuito de modificar abruptamente o regime vigente”.

Moraes ainda sustentou que também havia o interesse de insuflar as Forças Armadas e a população à tomada do poder e à subversão da ordem política e social.

A presidente do Supremo, Rosa Weber, já pautou a análise de um segundo pacote de denúncias da PGR, atendendo um pedido do ministro Alexandre de Moraes. O julgamento começará na próxima terça-feira (25).

Artigo anteriorMassacre de Columbine completa 24 anos nesta quinta-feira (20)
Próximo artigoJustiça concede liberdade a suspeito de abuso sexual contra criança em provador de loja em Manaus