
A segurança será intensificada nos arredores da Praça dos Três Poderes, em Brasília, nesta terça-feira (29), por conta da motociata que contará com a presença confirmada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O ato, divulgado pelo Partido Liberal, terá concentração na Granja do Torto a partir das 15h e convoca apoiadores do ex-chefe do Executivo.
Mesmo sem rota prevista pelos arredores do Supremo Tribunal Federal (STF), a área próxima ao prédio contará com reforço de policiais judiciais e da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF).
Segundo a pasta, o trajeto começa na parte externa do Brasília Capital Moto Week, na Granja do Torto, segue pelo Eixo Norte até a Rodoviária, contorna o Eixão Norte e retorna ao ponto de partida. Para isso, haverá bloqueios na N1, S1 e na alça Leste, a partir do Museu da República.
A SSP-DF informou que será adotada uma “abordagem equilibrada” para garantir a segurança do STF e evitar riscos, com monitoramento constante para assegurar o cumprimento dos limites constitucionais.
Desde sábado (26), a Praça dos Três Poderes está isolada por grades devido ao acampamento de deputados que protestam contra as determinações impostas a Bolsonaro, como o uso de tornozeleira eletrônica.
Na decisão que determinou o cercamento, o ministro Alexandre de Moraes ressaltou que a medida busca prevenir novos ataques como o ocorrido em 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes invadiram e vandalizaram prédios públicos.
Bolsonaro participará da motociata sob medidas cautelares definidas pelo STF, que o obrigam a recolhimento domiciliar noturno, das 19h às 6h em dias úteis, e integralmente aos finais de semana.