BRASIL – A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) julga nesta terça-feira (22) uma ação indenizatória apresentada pelo ex-presidente Lula (PT) contra o ex-procurador e ex-chefe da Lava Jato Deltan Dallagnol (Podemos). O julgamento está marcado para 14h.

O caso, sob a relatoria do ministro Luís Felipe Salomão, diz respeito às acusações infundadas feitas por Dallagnol diante da imprensa em 2016 por meio de um PowerPoint, que colocava o ex-presidente como chefe de um suposta organização criminosa, fato que não se comprovou ao longo dos últimos seis anos.

Lula pede uma indenização de R$ 1 milhão por danos morais. O petista afirma que Dallagnol agiu de forma abusiva e ilegal para apontá-lo como criminoso.

Em entrevista à Rádio Som Maior, Lula disse: “nesse processo eu fui inocentado. E na decisão do juiz de Brasília ele disse, há quatro anos, que esse processo era uma farsa política. Eu entrei com um processo contra o acusador (Dallagnol) e hoje vai ser julgado. Eu estou convencido de que nós vamos fazer justiça, vamos vencer. Esse processo vai provar que quem me acusou era mentiroso, tinha interesses escusos e não tinha, e não tem, nenhuma prova. Eu abri o processo e espero que seja julgado hoje e que a gente possa restabelecer a verdade”.

Ele lembrou que outros presidentes também foram falsamente acusados, como Juscelino Kubitschek e Getúlio Vargas, e disse que sempre esteve ao lado da verdade. “O Juscelino foi acusado de ter um apartamento no Rio de Janeiro e nunca se provou. O Getúlio Vargas se matou por causa de denúncias de corrupção e nunca se provou que ele roubou. Assim é a história da humanidade”.

O ex-presidente afirmou que seu governo foi o que “mais fez leis para combater a corrupção”. “Fomos nós que criamos a delação premiada, fomos nós que fizemos tudo para que as pessoas pudessem ser investigadas. Nos governos Lula e Dilma não tinha tapete, as coisas não eram escondidas. Qualquer denúncia era apurada, contra quem quer que seja. O que acontece agora é que as denúncias são engavetadas, é só ver o Bolsonaro e a família dele para ver o que está acontecendo. Ninguém até agora foi investigado por causa da rachadinha, da quadrilha da compra de vacina”.

“O tempo vai se encarregar. Eu já estou com minha consciência tranquila para dizer o seguinte: eu estava com a verdade quando resolvi desafiar os meus acusadores. Eu estou tranquilo, não sei se eles estão”, conclui.

Artigo anteriorHomens são executados em “área vermelha” no bairro Compensa; imagens fortíssimas
Próximo artigoPopulação revoltada aplica surra brutal em bandido que assaltava no Grande Vitória; veja vídeo