Amazonas – A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) abriu as portas, nesta quarta-feira (03/06), para os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas. Os deputados estaduais foram recebidos pela secretária de Estado de Saúde, Simone Papaiz, o secretário Executivo da pasta, Marcellus Campêlo e equipe técnica.

Além de disponibilizar os processos de contratação relacionados à pandemia de Covid-19, solicitados por ofício, foram sanadas todas as dúvidas apresentadas pelos deputados Péricles, Wilker Barreto e Francisco Gomes. O que não pôde ser respondido na hora será disponibilizado no prazo solicitado pela CPI, no ofício protocolado à secretaria.

Os processos foram disponibilizados fisicamente e também em nuvem para que possam acessar os documentos. A secretária Simone Papaiz ainda disse aos deputados que as portas estão abertas para caso queiram mais algum documento, explicação ou complementação.

A casa está aberta, entendemos isso como um apoio, já que é uma gestão transparente. Entendemos ainda que eles saíram de uma forma contente com o que foi visto, com os esclarecimentos, as dúvidas foram sanadas, dentro do que nós pudemos responder”, frisou.

Durante uma apresentação prévia no auditório, o secretário executivo Marcellus Campêlo falou do novo projeto que está sendo traçado para a secretaria, com foco na modernização de seus processos, o que vai permitir agilidade em todas as fases de tramitação interna, desde o faturamento à nota de empenho e liquidação, para acelerar pagamentos, bem como nas contratações. “Estamos trabalhando também para que os processos fiquem disponíveis para toda a sociedade”, disse Marcellus Campêlo.

Para Simone Papaiz, a inspeção dos deputados acabou sendo muito positiva, pois foi uma oportunidade de abrir a secretaria para o povo representado pelos deputados. “O que a gente tem a dizer é que foi algo realmente positivo. Tivemos uma interlocução muito boa e queremos continuar dessa forma. A Secretaria de Estado e o Governo do Estado prezam pela transparência e a gente preza, inclusive, para que consigamos dar uma assistência, um resultado, não só na pandemia, mas em todas as modalidades de assistência à saúde e olhando para a saúde pública e a população”, ressaltou a secretária.

O deputado Péricles reconheceu que os problemas do sistema de saúde vêm de muitos anos e ressaltou que um dos objetivos da CPI é contribuir com a melhoria da saúde.

Para o deputado Dr. Gomes, a resposta da Susam foi satisfatória em relação àquilo que os deputados esperavam. “Foi disponibilizado aqui tudo aquilo que era necessário para que a CPI possa avaliar, documento por documento. Tudo transcorreu dentro da normalidade. Portanto, o presidente, o relator da CPI, todos os membros saíram daqui conscientes de que a Susam nada tem a esconder com relação ao funcionamento, antes da Covid e a partir da Covid”, destacou o parlamentar.

 

 

Artigo anteriorBolsonaro veta destinação de R$ 8,6 bilhões de fundo extinto para ações contra coronavírus
Próximo artigoBrasil registra 1.349 mortes por coronavírus em 24 horas; total passa de 32 mil