Manaus – O Governo do Amazonas lança esta semana uma campanha publicitária  para chamar a população a se vacinar contra o sarampo. Embora esteja sem confirmar casos há 88 dias, o Estado tem onze notificações sob investigação, sete delas registradas em Manaus e quatro em Coari, por isso está intensificando, junto com os municípios, as ações de vigilância, controle e prevenção da doença .

Somando-se o fato de que a taxa de cobertura vacinal no Estado ainda está abaixo da ideal, que é 95% do público-alvo, a possibilidade do vírus se manter em circulação aumenta. “A preocupação com o sarampo atinge todo Brasil e o Amazonas ainda é o estado mais vulnerável, haja vista que tivemos, em um intervalo de um ano, mais de 9,8 mil casos confirmados da doença”, afirma o vice-governador e secretário estadual de Saúde, Carlos Almeida, que na semana passada tratou do assunto, em Brasília, com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e outros secretários estaduais.

Segundo ele, a preocupação das autoridades de saúde brasileiras é que se o surto não for interrompido, de imediato, o Brasil e a América perdem o certificado de área livre de sarampo.

O compromisso assumido pelo Governo do Amazonas é de uma grande ação junto à população e em parceria com os municípios, no sentido de reforçar a vacinação nas faixas etárias alvos: crianças a partir de 6 meses e adultos até 49 anos. 

Além de abastecer todos os 62 municípios do Estado com doses da vacina contra o sarampo, o Governo do Amazonas possui 28.970 doses estoque de reserva. Com isso, os municípios estão preparados para atender toda a população que precisa ser imunizada, que são pessoas na faixa etária de seis meses a 49 anos de idade.

“Recebemos doses do Ministério da Saúde. Todos os municípios estão abastecidos para garantir a cobertura vacinal. E, no caso de uma necessidade, temos ainda 28 mil doses, que nós chamamos de estoque estratégico”, informa Carlos Almeida.

Artigo anteriorDefensoria pede cassação do registro de médico que agrediu grávida durante parto
Próximo artigoBloco dos Cornos divulga nova data e local em Manaus