Brasil – O humorista e jornalista Gregório Duvivier virou o alvo mais recente de apoiadores radicais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele aderiu e promoveu no seu programa Greg News, da HBO, a campanha pela indicação de uma jurista negra ao Supremo Tribunal Federal (STF) na vaga que será aberta com a aposentadoria da ministra Rosa Weber em setembro. Duvivier argumenta que apenas faz uma ‘cobrança’ para que Lula seja coerente.

“O governo subiu a rampa com o cacique Raoni, com pessoas com deficiências (PCDs) e com pessoas negras, então isso foi uma promessa. É só para subir a rampa ou é para ter poder de fato? É isso que Lula precisa responder através da indicação de uma jurista negra. É uma demanda por coerência”, afirmou o humorista em entrevista ao Estadão.

Duvivier lançou o site www.tomaumcafecomelas.com.br como parte da campanha promovida por diferentes grupos para que Lula pelo menos conheça juristas negras como a juíza carioca Adriana Cruz, a promotora baiana Lívia Sant’Anna Vaz ou a advogada gaúcha Soraia Mendes, antes de fazer sua próxima nomeação ao STF.

Apesar dos ataques concentrados a Duvivier, ele não é o único crítico das nomeações estudadas e feitas por Lula ao Supremo.

O presidente tem sido criticado por diferentes personalidades e aliados porque sinalizou a escolha de um homem para a vaga de Rosa Weber. Os mais cotados na disputa são Jorge Messias, ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), e Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU).

A interlocutores, Lula justificou que deseja colocar no STF alguém com quem tenha liberdade para ‘trocar ideias’.

Mesmo entre grupos de esquerda e apoiadores, Lula viu crescerem as críticas às suas escolhas para o Supremo depois da nomeação de Cristiano Zanin, seu advogado pessoal, na vaga aberta com a saída de Ricardo Lewandowski.

“Eu sabia que Zanin era conservador, mas a surpresa é que eu não sabia que ele era tão despreparado. O voto sobre drogas (contra a descriminalização do porte pessoal) vai além do conservadorismo. Tem erros básicos”, afirma Duvivier.

Fonte: Estadão

Artigo anteriorLula embarca para Nova Déli para participar da Cúpula do G20
Próximo artigoVÍDEO: Casal briga, marido vai para o bar e esposa se vinga colocando fogo no carro dele