Na tarde da última terça-feira (15/10), a delegada Andrea Nascimento, titular da Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI), participou da roda de conversa sobre violência, negligência e abandono de idosos, realizada no auditório da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), localizado na avenida Carvalho Leal, bairro Cachoeirinha, zona sul da capital.

Programação – Na roda de conversa, além da participação da titular da DECCI, representantes da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Fundação Hospital Adriano Jorge e do Conselho Estadual do Idoso (CEI/AM), também debateram sobre o assunto de forma interativa com os convidados. 

“Falamos sobre negligência, abandono e violência contra a pessoa idosa, que ocorrem com frequência no ambiente hospitalar e doméstico. Orientamos os profissionais presentes sobre como proceder ao identificar violações de direitos”, concluiu Andrea Nascimento.

(AI-PCAM/ Foto: Divulgação)

Conforme a titular da DECCI, ao longo da roda de conversa foram explicados, ainda, alguns procedimentos que devem ser adotados no atendimento aos idosos, dentre eles como preencher a ficha de cadastro da pessoa idosa e acompanhante e também no esclarecimento de dúvidas dos servidores em relação aos procedimentos padrões.

Semana Estadual do Idoso – O evento fez parte de uma série de ações de conscientização sobre violência contra a pessoa idosa, realizadas desde o dia 25 de setembro deste ano, com a abertura da programação especial em alusão a “Semana Estadual do Idoso”, que aconteceu em Maués, município distante 276 quilômetros em linha reta da capital, por meio de uma passeata de conscientização da importância e direitos do idoso, e seguiu com atividades ao longo das semanas seguintes tendo serviços e atendimentos médicos e ainda palestras.

Artigo anteriorCaixa e BB iniciam nova fase de pagamento do PIS/Pasep
Próximo artigoCarlos Almeida discute projetos na UEA que beneficiarão comunidade acadêmica