O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou sua rede Truth Social nesta segunda-feira (7) para criticar duramente o tratamento dado a Jair Bolsonaro (PL) pela Justiça brasileira. Réu no Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-mandatário é acusado de envolvimento em uma suposta tentativa de golpe de Estado e está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo Trump, o Brasil estaria cometendo um “erro terrível” ao processar Bolsonaro. “Eles não fizeram nada além de persegui-lo dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano! Ele não é culpado de nada, exceto por lutar pelo seu povo”, escreveu. O norte-americano também elogiou Bolsonaro, dizendo que ele é “um líder forte” e “negociador duro”.

Trump ainda afirmou que a eleição vencida por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2022, foi “muito apertada” e alegou que Bolsonaro “está liderando nas pesquisas” — apesar de o ex-presidente estar atualmente impedido de disputar cargos públicos.

Além de reforçar a acusação de perseguição política, Trump comparou a situação de Bolsonaro com a que ele próprio enfrenta nos Estados Unidos. “Isso não é nada mais do que um ataque a um oponente político – algo que eu conheço muito bem! Aconteceu comigo, vezes dez”, declarou. “O grande povo do Brasil não vai tolerar isso.”

Trump também classificou o julgamento de Bolsonaro como uma “caça às bruxas”, mesma expressão que já utilizou para se referir aos processos que enfrenta nos EUA e à situação do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

“Estarei acompanhando de perto a caça às bruxas contra Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores. O único julgamento que deveria acontecer é o julgamento nas urnas. Chama-se eleição. Deixem Bolsonaro em paz”, finalizou.

Bolsonaro é acusado de:

  • Comandar organização criminosa;

  • Tentar abolir violentamente o Estado Democrático de Direito;

  • Articular golpe de Estado;

  • Causar dano qualificado ao patrimônio da União com violência e grave ameaça;

  • Deteriorar patrimônio público tombado.

O STF prevê que o julgamento da ação penal contra Bolsonaro deve ocorrer entre agosto e setembro, após o prazo final para as alegações das defesas, que têm 15 dias para se manifestar, conforme determinado pelo ministro Alexandre de Moraes.

Artigo anteriorJanja faz compras em shopping de luxo enquanto Lula prega discurso de ricos contra pobres
Próximo artigoJovens que espancaram Fernando Vilaça são punidos por facção em “tribunal do crime”