
Donald Trump divulgou, na tarde deste sábado (3), no Truth Social, a primeira imagem oficial do ditador venezuelano Nicolás Maduro após sua captura por forças americanas. Na foto, Maduro aparece de moletom, vendado e aparentemente algemado a bordo do navio USS Iwo Jima. Segundo Trump, ele e a esposa, Cilia Flores, estão a caminho de Nova Iorque, onde devem responder por acusações de narcotráfico.
Em entrevista à Fox News, o presidente disse que os EUA estavam preparados para uma “segunda onda” de ataques na Venezuela, mas afirmou que a primeira operação foi “tão letal e poderosa” que não houve necessidade de novas ações. Trump classificou a ofensiva, realizada com helicópteros sobre Caracas e estados vizinhos, como um dos momentos-chave de seu segundo mandato e destacou a “precisão milimétrica” da operação que capturou Maduro e Flores.
Trump ainda declarou que havia alertado Maduro por telefone, semanas antes, sobre a necessidade de rendição e, diante da recusa, os EUA optaram por uma ação “mais precisa e mais potente”. O casal foi levado de helicóptero ao USS Iwo Jima, no Caribe, e seguirá para um tribunal federal em Nova Iorque, onde Maduro responde a quatro acusações, incluindo conspiração para narcoterrorismo.


