O jornal carioca O Globo publicou nesta terça-feira (21) um editorial crítico ao novo mandato do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmando que ele “fará mal ao planeta”. Segundo o texto, os “efeitos nefastos” de sua gestão irão impactar áreas como clima, geopolítica, economia e regulação tecnológica.

— Ninguém pode se dizer surpreso com as primeiras medidas tomadas por Donald Trump ao assumir a Presidência. Elas refletem tudo o que ele prometeu durante a campanha e, por absurdas que sejam, se alinham ao desejo dos eleitores americanos. (…) A colonização de Marte prometida por Trump é incerta, mas o Planeta Terra certamente ficará pior com ele no poder — afirma o editorial.

O texto critica duramente as ações iniciais do republicano, como a retirada dos Estados Unidos do Acordo de Paris, considerada um “recuo na agenda ambiental com consequências gravíssimas”. Para o jornal, a decisão compromete os esforços globais contra as mudanças climáticas:

— Sem o compromisso do governo americano para reduzir emissões de gases de efeito estufa, os efeitos das mudanças climáticas já em curso se agravarão.

O editorial também aborda a presença de líderes de grandes plataformas digitais na cerimônia de posse, interpretando-a como um sinal de alinhamento com interesses contrários à regulação do setor. Segundo O Globo, essas empresas “disfarçam-se de defensoras da liberdade de expressão” enquanto evitam responsabilidades sobre os danos que causam.

Além disso, o jornal critica as medidas iniciais do governo Trump voltadas ao desmonte de políticas públicas pró-LGBTQIA+ e a concessão de perdão aos manifestantes envolvidos na invasão do Capitólio, classificando-as como um “recuo civilizatório” e um “absurdo oportunista”.

— São um recuo civilizatório as medidas para desmantelar políticas de diversidade e inclusão, especialmente as relacionadas à comunidade LGBTQIA+. E foi um absurdo oportunista o perdão aos insurretos que invadiram o Capitólio para tentar mantê-lo no poder — conclui o texto.

Artigo anterior“Salve o Brasil”: Pablo Marçal faz apelo a Trump em baile de posse nos EUA
Próximo artigoGoverno do Amazonas averigua denúncia de migrantes em trabalho análogo à escravidão