
Donald Trump abriu uma ligeira vantagem na corrida presidencial, com eleitores demonstrando uma visão mais favorável de sua agenda e desempenho anterior, enquanto a avaliação de Kamala Harris piora, de acordo com uma nova pesquisa do Wall Street Journal.
A pesquisa mostra Trump à frente de Harris por dois pontos percentuais, 47% a 45%, revertendo a vantagem de Harris registrada em agosto, quando ela liderava por dois pontos. No entanto, essa diferença está dentro da margem de erro, sugerindo que a disputa permanece indefinida, com ambos os candidatos ainda tecnicamente empatados. A pesquisa também indica que campanhas negativas e o desempenho de Harris contribuíram para a deterioração de sua imagem pública, que anteriormente era mais equilibrada.
Desde agosto, a percepção negativa sobre Harris aumentou significativamente, com 53% dos eleitores tendo uma visão desfavorável, em contraste com 45% que a veem de forma positiva. Além disso, sua aprovação como vice-presidente caiu, atingindo 42%, a pior marca registrada nas três vezes que o Wall Street Journal fez essa pergunta desde julho. Em comparação, 54% desaprovam seu desempenho no cargo.
Por outro lado, a imagem de Trump melhorou. Atualmente, 52% dos eleitores avaliam positivamente seu período como presidente, contra 48% que o desaprovam, revertendo uma avaliação desfavorável anterior. A vantagem de Trump também se reflete em questões de políticas e agendas: seu plano econômico é visto de forma mais positiva por dez pontos percentuais em relação ao de Harris, enquanto a avaliação negativa do plano da democrata supera a positiva por quatro pontos.


