Manaus – O influenciador digital baiano Rodrigo Cruz tornou-se alvo de críticas nas redes sociais após publicar comentários considerados xenofóbicos sobre os moradores do Amazonas. Em vídeos divulgados em suas redes, Cruz, que desembarcou em Manaus na última terça-feira (29), generalizou de forma pejorativa os traços físicos da população local, afirmando que todos teriam “cara redonda, cara de índio”.

“Tudo aqui tem cara redonda, cara de índio. Tenho medo de levar uma flechada, o focinho de um, focinho de outro. Vocês podem ver, tudo aqui é floresta”, disse o comediante, em um dos vídeos publicados nos stories de seu perfil no Instagram.

A declaração repercutiu negativamente entre internautas, que acusaram o influenciador de promover estereótipos ofensivos e preconceituosos contra a população amazônica. Após a repercussão, Rodrigo Cruz desativou seu perfil na plataforma.

Moradores de Manaus e de outras partes do Brasil usaram as redes sociais para rebater as falas do influenciador. Uma internauta, natural de Salvador (BA) e atualmente residente na capital amazonense, destacou a beleza da diversidade cultural da região. “Manaus é rica em cultura e tem uma linda influência das raízes indígenas misturadas com outras etnias”, afirmou.

Outros usuários repudiaram a postura de Cruz com mensagens incisivas: “É só voltar pra tua terra de gente linda e deixar nossa tribo em paz! Adeus e passar bem! Influenciou zero pessoas”, escreveu um internauta. Outro comentou: “Um minuto de fama e busca por atenção! Tenho dó”.

A repercussão do caso reacende o debate sobre xenofobia e preconceito contra povos indígenas e populações do Norte do Brasil, além de destacar a responsabilidade de influenciadores digitais no uso de suas plataformas.

Até o momento, Rodrigo Cruz não se manifestou oficialmente sobre o episódio.

Artigo anteriorPajé do Boi Garanhão é afastado após prisão por suspeita de roubo à casa de vereador em Manaus
Próximo artigoHomem flagra a própria esposa abusando do enteado de 15 anos; mulher seduziu o jovem