A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) inaugurou na manhã desta terça-feira (17), a primeira biblioteca com o sistema de autoatendimento e acervo livre. A nova estrutura começou a funcionar nas dependências da Escola Superior de Ciências da Saúde e em breve chegará às demais unidades da UEA em Manaus e no interior do Estado.
Durante a inauguração do espaço, o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, reforçou o compromisso da gestão em expandir o projeto às demais unidades, cobrou zelo e compromisso da comunidade acadêmica com a preservação da estrutura e afirmou que o novo projeto de bibliotecas interativas apresenta o mesmo padrão de qualidade das bibliotecas existentes em instituições estrangeiras de referência para a comunidade estudantil e científica.
“A biblioteca é o templo do conhecimento. Vocês vão passar mais tempo aqui estudando do que lá no quarto de vocês. Qualquer aluno que vier de Harvard ou da Universidade do Porto se sentirá ambientado, pois será plenamente atendido aqui na UEA. Essa biblioteca é um sonho realizado de toda uma comunidade”, afirmou.
Espaço dinâmico
O novo espaço é amplo, climatizado, ocupa uma área de 780 metros quadrados e foi desenvolvido a partir de uma concepção sustentável. Contempla dois salões de leitura, sala para estudo em grupo e individual, sala destinada à produção científica, 18 cabines para notebooks, 40 terminais com acesso à internet e espaço interativo que também pode ser utilizado para descanso. Com capacidade para atender até 320 pessoas, a nova biblioteca possui iluminação em LED, mobílias feitas a partir de resíduos de madeira de embarcações e resíduos de caixas fornecidos pelas empresas do Polo Industrial de Manaus como a Samsung e Jabel.
Para o secretário de Estado da Educação, José Augusto de Melo Neto, que esteve na inauguração e fez questão de visitar todas as dependências do espaço e conhecer o sistema de empréstimo dos livros, o projeto da UEA deverá ser levado também para as escolas da Seduc. “Eu estava atrás de um modelo e agora não vou mais precisar viajar para conhecer outras experiências. É isso que queremos para as nossas escolas. Vou conversar com o governador Amazonino Mendes sobre esse modelo para que possamos implantar em nossa rede na capital e no interior do Estado”, declarou.
Com informações da assessoria de imprensa