As urnas eletrônicas para as eleições deste domingo (15) precisam de uma logística diferenciada no Amazonas para chegar a localidades mais distantes. Na sexta-feira (13), 12 urnas começaram a chegar de helicóptero em aldeias de indígenas isolados em Atalaia do Norte, distante 1.136 Km de Manaus.

Um servidor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) e um policial militar vão acompanhar o pleito em cada uma das aldeias do Vale do Javari, que já vivem em isolamento constante. Todos os mesários são moradores dessas aldeias, que contabilizam 1.602 eleitores.

Um acordo entre a Justiça Eleitoral e candidatos à Prefeitura de Atalaia do Norte suspendeu as campanhas presenciais em aldeias do Vale do Javari que ainda não tiveram casos de Covid-19. A estimativa é que 5,5 mil indígenas de etnias diferentes morem na terra indígena.

Segundo o TRE, os dois servidores que foram atuar na região tiveram que ficar em isolamento social, fizeram teste para Covid-19 ao chegarem na cidade. Além disso, o protocolo também exigiu que eles ficassem isolados no hotel, e, quando foram até a aldeia, realizaram mais um teste.

A distribuição das urnas nas aldeias isoladas foi feita por helicóptero. Não é autorizada a permanência da aeronave nas aldeias e, por isso, ela desceu para descarregar o material e os profissionais, e sobe com rapidez.

Em Parintins, o embarque das urnas eletrônicas para a área rural da cidade começou na madrugada deste sábado. Ao todo, 55 seções funcionam na área rural, mas também foram enviadas outras 40 urnas reservas – em caso de defeito.

O transporte dos equipamentos e dos profissionais que vão atuar no pleito, como mesários e técnicos, foi feito por meio de 28 embarcações.

Em Manacapuru, onde funciona a 6ª Zona Eleitoral, as 187 seções foram montadas na sexta-feira, e devem receber urnas eletrônicas apenas na tarde deste sábado, por questões de segurança. A Zona eleitoral da cidade é a maior do interior, que também inclui seções de Caapiranga e Anamã.

Na Zona Rural de Manacapuru, são 26 locais de votação. Os profissionais devem seguir de barco e pela estrada, na tarde deste sábado, para levar as urnas e montar as salas.

Créditos: G1 AM

Artigo anteriorCom Ricardo Nicolau na prefeitura, Manaus terá um Centro de Atenção Integral à Saúde em cada zona da cidade
Próximo artigoCandidatos são proibidos de fazer campanha neste domingo (15)