Com a promessa de limpeza adequada da região vaginal, os sabonetes íntimos fazem parte da lista de produtos essenciais e indispensáveis para a higiene de muitas mulheres. Porém, de acordo com o ginecologista Fernando Moreira de Andrade, seu uso diário não é recomendado.
O alerta é direcionado à possibilidade de mudanças no pH natural do local, que exerce a função de defesa contra infecções. Andrade explica que estes produtos, em uso diário, podem alterar a flora vaginal e, assim, propiciar um processo inflamatório.
Nos casos de uso excessivo, alguns sintomas podem caracterizar a inflamação e infecção. “Vermelhidão, ardor e corrimentos são sinais de desiquilíbrio devido à eliminação das bactérias que ajudam na defesa da vagina”, complementa o médico.
Segundo o ginecologista, quando são detectados sintomas de desequilíbrio da flora é importante comunicar o especialista, a fim de auxiliar no diagnóstico.
O médico lembra que, além do uso ponderado, o modo de aplicar o sabonete é outro ponto importante. “A aplicação nunca deve ser interna, pois apresenta produtos químicos, que podem irritar a mucosa. A higiene deve ser igual à feita com o sabonete em barra”, reforça Andrade.