O Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus informaram na noite desta quinta-feira, 10, que serão disponibilizados 64 locais de vacinação, incluindo 56 salas em UBSs (Unidades Básicas de Saúde), com funcionamento das 9h às 17h, no sábado e no domingo, para vacinação contra a Covid 19 para o público de 40 a 51 anos. A localização dos pontos de vacinação não foram divulgadas.

No sábado, será vacinado o público de 45 a 51 anos e, no domingo, o de 40 a 44 anos. A estimativa é vacinar aproximadamente 214 mil pessoas em Manaus, segundo levantamento da Semsa (Secretaria Municipal de Saúde).

Nesta sexta-feira, 11, a Prefeitura de Manaus irá manter a vacinação para o público de 52 anos, que estava agendado para os próximos dois dias. Antes, as pessoas de 52 anos nascidas de janeiro a junho seriam imunizadas na sexta e as nascidas de julho a dezembro, no sábado, mas agora, todos receberão a primeira dose nesta sexta-feira.

Para garantir a tranquilidade da vacinação no fim de semana, a SSP-AM (Secretaria de Segurança Pública do Amazonas) informou que a Polícia Militar estará com efetivo e viaturas nos locais de vacina.

Para receber o imunizante, as pessoas devem apresentar documento de identificação original com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia), demonstrando que residem em Manaus.

A orientação para o público, segundo a secretária Shádia Fraxe, é que faça o cadastro na plataforma Imuniza Manaus para agilizar o atendimento nos pontos de vacinação. Para isso, basta acessar o sistema, escolher a opção “Cadastro do Cidadão” e informar os dados solicitados.

Equipes técnicas do Governo do Amazonas e da Prefeitura de Manaus estiveram reunidas, nesta quinta-feira, 10, na sede da Fundação de Vigilância em Saúde, para estabelecer estratégias operacionais para a vacinação da população de 40 anos ou mais.

A ação do Estado e da Prefeitura de Manaus faz parte da campanha ‘Vacina Amazonas’, que visa a ampliação da imunização na capital neste momento e que, posteriormente, será estendida aos demais municípios.

“Este será um momento marcante dessa campanha. Nossas equipes vêm, desde janeiro, trabalhando de forma incansável para garantir a vacinação, porque nosso objetivo é alcançar a população de Manaus da forma mais ágil possível”, afirmou o prefeito David Almeida.

“O planejamento que o estado do Amazonas fez nos dá condições para que a gente possa avançar nos grupos de vacinação, incluindo aí a população a partir de 40 anos, porque a vacina é a arma mais poderosa que nós temos contra a Covid-19”, disse o governador Wilson Lima.

O secretário de Estado de Saúde em exercício, Silvio Romano, informou que a pasta está mobilizando profissionais da rede estadual de saúde para auxiliar na imunização e no registro da população vacinada de forma voluntária.

“Estamos colocando à disposição para ação espaços, recursos humanos e materiais para que a vacinação possa acontecer de forma bastante organizada e com toda a segurança sanitária exigida neste momento de pandemia. É importante que somente a população com faixa etária a partir de 40 anos, público que será atingido neste final de semana, procure os locais de vacinação e evite se aglomerar”, disse Romano.

Créditos: Amazonas Atual

Artigo anteriorFiocruz aponta 20 Estados e DF com alta ocupação de leito
Próximo artigoBolsonaro quer editar decreto para desobrigar brasileiros vacinados a usarem máscara