O Amazonas vai receber 5.850 doses de vacina da farmacêutica Pfizer, adquirida recentemente pelo Governo Federal. Esse quantitativo corresponde a 1,1% das 499.590 doses que serão distribuídas aos estados e ao Distrito Federal pelo Ministério da Saúde para atender o público de pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente contra a Covid-19.

Assim como ocorre com a vacina da AstraZeneca/Fiocruz, as duas doses da Pfizer são aplicadas num intervalo definido de 12 semanas. Sendo assim, o Amazonas deverá receber futuramente este mesmo quantitativo de doses para completar o ciclo vacinal do público-alvo atendido. Outra característica do imunizante é o tempo mais curto de validade após a abertura do fraco: seis horas.

Em ao menos quatro remessas de vacinas distribuídas pelo Governo Federal, o quantitativo destinado ao Amazonas se manteve abaixo de 2% do total.

Proporcionalmente, o estado possui 1,9% da população brasileira e foi o principal destino das primeiras doses de vacina distribuídas pelo Ministério da Saúde, em razão da crise da segunda onda de casos de Covid-19, em janeiro.

Nesta 17ª distribuição de doses pelo país, o Norte também terá quantidade abaixo da cobertura populacional. Apenas 6% da remessa foi destinada à região, que compreende a 8,7% dos habitantes do Brasil.

Enquanto o Amazonas o Amazonas receberá 22% da remessa que foi enviada ao Norte, o Pará contará com 46%.

Artigo anteriorFilha de Nicette Bruno, Bárbara é intubada após complicações da Covid-19
Próximo artigoCentral Integrada de Fiscalização fechou 15 estabelecimentos durante o final de semana, em Manaus