BRASIL – O preço dos medicamentos deverá sofrer aumento até o fim do mês. O reajuste anual dos remédios decidido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) deve acontecer em 1º de abril e a expectativa é de que os produtos fiquem até 6,8% mais caros de acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais (Sincofarma).

“A expectativa nossa aqui é que o reajuste, já autorizado pela CMED e que vai ocorrer em 1º de abril venha num índice de 5,6% até 6,8%. Acredito que até essa semana já devem anunciar. Esses números vêm normalmente para repor o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) ou IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado)”, afirma Rony Anderson Rezende, vice-presidente do Sincofarma-MG.

A previsão do Sincofarma está alinhada ao apontado pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma). Conforme publicado no jornal Valor Econômico na última semana, a entidade apontou que o reajuste seria de 5,6%, baseado no IPCA acumulado entre março de 2022 e fevereiro deste ano.

Embora pese no orçamento do consumidor, que ainda tem duas semanas para comprar medicamentos no preço antigo, o aumento previsto para este ano representa cerca de metade do reajuste autorizado pelo governo federal em 2022.

No ano passado, o reajuste médio determinado pela CMED foi de 10,89%, publicado no dia 1º de abril. Alguns medicamentos tiveram seu preço alterado em até 18% em todo o país. O aumento foi o maior em uma década.

*Com informações do Estado de Minas

Artigo anteriorOperação Átria prende mais de 4 mil por violência contra a mulher, informa Ministério da Justiça
Próximo artigoVÍDEO: Ex-cantor gospel, Jotta A explica detalhes da transição de gênero: ‘Foi bem difícil’