O funeral do ex-presidente uruguaio José Mujica foi adiado nesta quarta-feira (14) para permitir a presença do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Montevidéu. Segundo o jornal El Observador, o velório, previsto para terminar às 15h desta quinta (15), foi prorrogado por duas horas para aguardar a chegada de Lula.

Milhares de uruguaios acompanharam nesta quarta o cortejo fúnebre pelas ruas da capital. O caixão seguiu em uma carroça puxada por cavalos, em uma despedida marcada por emoção, gritos de “Obrigado, Pepe!” e camisetas com frases do ex-guerrilheiro, como “No me voy, estoy llegando” (Não estou indo embora, estou chegando).

Mujica, ícone da esquerda latino-americana, morreu na terça-feira (13), aos 89 anos, vítima de câncer no esôfago. O velório, aberto ao público, acontece no Congresso, onde milhares prestam as últimas homenagens. O governo decretou três dias de luto oficial.

Após o velório, o corpo será cremado e enterrado em sua chácara em Rincón del Cerro, ao lado de sua cachorrinha Manuela, que morreu em 2018, aos 22 anos, cumprindo seu último desejo.

Artigo anteriorServidor do Ministério da Cultura é afastado por gravar mulheres em banheiros e trocar imagens por vídeos de necrofilia
Próximo artigoOrganizado pela UEA, Chip in The Jungle abre inscrições para submissões de artigos