O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, visitou nesta sexta-feira (20/01), a sede do Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP), do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Com tecnologia de ponta, a central possibilita o trabalho de controle, fiscalização e monitoramento de desmatamento e queimadas ilegais no estado, além de agilizar processos de licenciamento e vistorias ambientais nos municípios do interior.

“O combate às práticas ilegais é um marco da gestão do governador Wilson Lima, e queremos que isso se prolongue e avance ainda mais. O que temos aqui já é algo muito grandioso, com informações nacionais e internacionais disponíveis”, destacou o vice-governador.

Para o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Marcos Valente, o CMAAP, que conta com o uso de imagens de satélite de média e alta resolução, confirma o compromisso do Governo do Amazonas com as políticas ambientais.

“Na gestão do governador Wilson Lima, o Ipaam experimentou uma série de avanços e vamos seguir trabalhando, ainda mais, na busca da melhor prestação de serviço à sociedade. Esta visita de hoje sinaliza apoio governamental incisivo e efetivo na proteção ao Meio Ambiente”, afirmou o diretor.

Com o CMPAA, o Ipaam amplia o monitoramento com dados temporais que permitem a observação contínua da cobertura vegetal nas áreas de maior degradação potencial. Além de propriedades inseridas no Cadastro Ambiental Rural (CAR), Empreendimentos Licenciados e Áreas Protegidas (Unidade de Conservação Estadual (UCE), Unidade de Conservação Federal (UCF) e Terras Indígenas).

IPAAM

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas é uma autarquia estadual vinculada à Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Amazonas (Sema), sendo o responsável pela gestão ambiental, a implementação e a execução das políticas nacional e estadual de Meio Ambiente. As conduções das ações estratégicas do órgão contemplam os eixos técnicos de: Licenciamento, Fiscalização e Monitoramento.

Artigo anteriorReforma Tributária: Por determinação de Wilson Lima, Pauderney Avelino se encontra com Alckmin para tratar sobre incentivos à ZFM
Próximo artigoAluna do curso de Direito da Ufam é presa por tráfico de drogas em Manaus