Manaus – A deputada estadual Joana D’Arc (União-AM) esteve no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Manaus, neste domingo (30) para recuperar a capivara ‘Filó’ após uma decisão judicial que autorizou o retorno do animal para os cuidados do influenciador Agenor Tupinambá. Alegando que a ordem da Justiça Federal do Amazonas tinha “caráter imediato”, a parlamentar tentou retirar a capivara à força do local, contrariando servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Nas imagens de uma transmissão que Joana compartilhou em suas redes, a parlamentar corre para uma área restrita ao seu acesso acompanhada de assessores, que são contidos por servidores do Cetas. Um funcionário do Ibama afirma que a parlamentar invadiu o local e garante que a decisão será cumprida:

“Não vai ser desse jeito. A senhora vai perder uma razão que a senhora está tendo”, diz o homem.

Joana grita e argumenta que eles não estariam cumprindo a ordem judicial e se ajoelha em frente ao servidor, implorando pela soltura do animal. Na sequência, a deputada entra numa sala próxima à jaula onde estava a capivara sob alegação de que estava fiscalizando o local. Minutos depois, em meio à confusão, pega a chave da jaula do animal e corre para abrir a fechadura. Joana é contida por seguranças do Ibama e ameaça “dar um murro” nos servidores que tocarem nela.

Após a deputada Joana Darc humilhar, apontar o dedo na cara e ameaçar agredir os vigilantes que cumpriram seu dever no Ibama, o Sindicato dos Empregados em Empresas de Vigilância e Segurança de Manaus (Sindevam) emitiu uma nota de repúdio contra a parlamentar, que durante o caso da capivara Filó tentou obrigar o profissional a desrespeitar o que manda a Lei.

“A Deputada Joana D’arc deveria saber que o profissional vigilante é um profissional de conduta ilibada, tecnicamente capaz de lidar com qualquer situação que fuja do controle e que é cumpridor das ordens estabelecidas pela empresa que trabalha e também pelo contratante, no caso o IBAMA”, diz trecho da nota.

Joana Darc ainda mandou sua equipe filmar o profissional, que em nenhum momento aparece ameaçando a parlamentar. “Sabemos das prerrogativas dos parlamentares e respeitamos a todos como pessoas e autoridades que são, da mesma forma esperamos que os parlamentares tenham conhecimento o suficiente de suas prerrogativas e atuações para saberem que Deputado Estadual não fiscaliza órgão federal”, segue a nota. Veja a seguir:

Artigo anteriorLuísa Sonza e Whindersson estariam ensaiando reconciliação, diz site
Próximo artigoSindicatos realizam manifestações no Dia do Trabalho