
Os Estados Unidos apreenderam dois navios petroleiros ligados à Venezuela no Oceano Atlântico nesta quarta-feira (7). Um deles navegava sob bandeira russa e, segundo a imprensa norte-americana, vinha sendo escoltado por um submarino da Rússia nos últimos dias.
De acordo com informações divulgadas, o petroleiro Bella 1 — atualmente rebatizado como Marinera — foi interceptado em meio a uma operação conduzida pela Guarda Costeira dos EUA. Imagens divulgadas horas depois mostram a aproximação da embarcação americana, embora o momento exato da abordagem não seja visível.
O vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, afirmou em entrevista à Fox News que a embarcação tentava se passar por um navio russo para driblar sanções internacionais. “Era um falso petroleiro russo. Tentaram fingir que eram um petroleiro russo para evitar o regime de sanções”, declarou.
Após a captura do ditador Nicolás Maduro no último sábado (3), em uma operação militar, o governo norte-americano intensificou o bloqueio a navios que fazem rotas de ida e volta à Venezuela, país membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).
A Casa Branca também informou que avalia reverter parte das sanções impostas ao petróleo venezuelano em 2019, durante o primeiro mandato de Donald Trump, em meio ao novo cenário geopolítico.


