O deputado federal e pré-candidato à prefeitura de Manaus, Amom Mandel, publicou um vídeo em suas redes sociais nesta quarta-feira (21/08) mostrando uma infração de trânsito grave, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Enquanto se dirigia para visitar uma fábrica no Polo Industrial de Manaus (PIM), Mandel gravou um vídeo-selfie no banco do passageiro dianteiro sem usar o cinto de segurança.

No vídeo, Mandel prometeu aos seus seguidores que colocaria o celular em um saco lacrado antes de iniciar a visita à fábrica. No entanto, ainda é possível vê-lo sem o cinto de segurança ao chegar ao estacionamento da empresa.

Penalidade

Conforme o CTB, o uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo. O Art. 167 do CTB classifica a infração de não utilizar o cinto de segurança como grave, com multa de R$ 195,23 e adição de cinco pontos na carteira de habilitação. Além disso, o veículo pode ser retido até que o cinto seja colocado.

Em 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro sancionou uma lei que proíbe a promoção ou incentivo a infrações de trânsito na internet. A multa para quem desrespeitar essa lei é de R$ 2.934,70, equivalente a uma infração gravíssima multiplicada por dez, uma das mais altas do país.

Veja:

Artigo anteriorMarcelo aponta que parcerias e convênios com a Ufam trazem soluções inovadoras para Manaus
Próximo artigoBiomédico Arthur Fagner: corpo encontrado com sinais de tortura no Tarumã é confirmado