Mundo – Um vulcão submarino, a 470 km da costa de Oregon, nos EUA, provavelmente entrará em erupção em algum momento de 2025. Prever erupções com mais de horas de antecedência é considerado “bastante único” e esse aviso antecipado por cientistas é considerado uma grande vantagem.

O vulcão, conhecido como Monte Submarino Axial, preenche todos os requisitos que sugerem atividade iminente. O vulcão submarino tem 1.100 metros de altura, 2 km de diâmetro e está localizado a 1.400 m abaixo do nível do mar.

Na última década, vários dispositivos monitoraram cada ação de estrondo, tremor, inchaço e titulação do vulcão em tempo real por meio de um cabo no fundo do mar.

O geólogo Mark Zumberge, da Scripps Institution of Oceanography, apelidou o vulcão de “o vulcão submarino mais bem instrumentado do planeta”.

Em novembro, a superfície do Axail inchou até a mesma altura de antes de sua última erupção em 2015. O inchaço foi um sinal de que o magma havia se acumulado no subsolo à medida que a pressão dentro do vulcão começou a aumentar.

Inchaço semelhante em 2015 permitiu que pesquisadores da Oregon State University previssem a erupção daquele ano, que eles apelidaram de “nosso melhor sucesso de previsão”, e atividades semelhantes junto com o aumento da atividade sísmica levaram os pesquisadores a prever a próxima.

A equipe mais ampla de pesquisadores do Axial começou recentemente a usar inteligência artificial para desenterrar gravações de terremotos que precederam a erupção de 2015 para identificar quais padrões eles deveriam observar após as horas antes da próxima erupção.

“Não existe bola de cristal”, diz Valerio Acocella, um vulcanologista da Universidade Roma Tre, em Roma. Acocella rotulou o Axial como um “vulcão muito promissor” e, devido às suas erupções frequentes, cada uma delas é uma oportunidade para testar ideias. “Precisamos de casos ideais para entender como os vulcões funcionam”, disse ele.

Apesar da natureza do vulcão, ele também acrescenta: “Sempre há o risco de um vulcão seguir um padrão que não vimos antes e fazer algo inesperado.”

Não importa o que aconteça em 2025, a erupção do Axial não mudará radicalmente o mundo da previsão de erupções, mas Acocella diz: “Vamos entendê-lo melhor e isso nos ajudará a entender outros vulcões também.”

Artigo anteriorPadre Marcelo Rossi alerta sobre golpe usando sua imagem para pedir dinheiro: ‘Misericórdia’
Próximo artigoExposição sobre Friends arrecada R$ 5,8 milhões via Lei Rouanet e cobra ingressos