O WhatsApp começou a testar um recurso que muda o funcionamento de sua versão web, permitindo que o serviço de mensagens possa ser acessado em até quatro dispositivos diferentes. Com a novidade, usuários poderão acessar o aplicativo em outros aparelhos, como no computador, por exemplo, sem depender da conexão do celular, como acontece atualmente.

O smartphone continuará sendo o dispositivo principal da conta. No entanto, para usar o WhatsApp no computador ou no iPad, não será mais necessário que o celular esteja conectado à internet. A conexão nos outros dispositivos vai funcionar mesmo se o celular estiver desligado, descarregar ou ficar sem internet.

A novidade muda a arquitetura de funcionamento do WhatsApp, que fica mais parecido com o concorrente Telegram. Será possível acessar o app em até quatro PCs e, em cada um, o WhatsApp funcionará de forma “independente”. No smartphone, no entanto, a conta continua sendo limitada a um só aparelho.

A função multiplataforma começou a ser testada na quarta-feira com um pequeno grupo de usuários da versão beta do aplicativo, em todo o mundo.

De acordo com o WhatsApp, a ferramenta deverá passar por mudanças para melhorar o serviço de acordo com o desempenho dos testes, antes de o recurso ser liberado para mais usuários. Ainda não há previsão para a função ser liberada para todos.

Como será feita esta conexão

No teste, o WhatsApp vai usar um sistema para sincronizar as mensagens entre o celular e outros aparelhos conectados, se transformando em um app “multiplataforma”.

Na hora de conectar a conta do WhatsApp a outro aparelho, continuará sendo necessário ler um QR Code a partir do telefone, como já acontece no WhatsApp Web.

Mas seguir um passo a mais: para vincular o WhatsApp Web ou Desktop à conta do app, será solicitado a autenticação biométrica (com reconhecimento facial ou impressão digital) no smartphone, caso ela esteja ativada. O objetivo é impedir acessos indesejados, como os que acontecem em clonagem ou roubo de contas.

No momento da conexão, o app exibe uma lista com todos os dispositivos cadastrados na conta, para que o usuário possa desativar o login remotamente caso suspeite de algum acesso.

Se o WhatsApp ficar inativo no celular por mais de 14 dias, o aplicativo se desconectará automaticamente dos dispositivos adicionais.

Como é atualmente

Hoje, ao enviar mensagens do WhatsApp pelo computador, a máquina funcionava somente como um tipo de interface, como se o aplicativo fosse apenas espelhado no PC.

O celular é que tem a função de enviar e receber mensagens. Ou seja: é responsável pela criptografia que embaralha as mensagens e só permite que remetente e destinatário tenham acesso ao conteúdo. Quando o celular é desconectado da internet ou fica sem bateria, não é possível continuar usando o WhatsApp pelo computador.

Se o usuário trocar de celular, o que acontece?

Segundo o WhatsApp, se um usuário trocar de celular ou se outra pessoa acessar sua conta por outro smartphone, todos os dispositivos complementares serão “automaticamente desconectados como medida de segurança”.

Créditos: Extra

Artigo anteriorPublicado novo calendário do ciclo 4 do auxílio emergencial
Próximo artigoDeputados criticam fundo eleitoral, mas votam a favor