O governador Wilson Lima e secretários de Estado estiveram reunidos com o coordenador da Operação Acolhida, general Antonio Barros, nesta terça-feira (25/05), para alinhar parcerias com o objetivo de organizar o fluxo migratório de venezuelanos no Amazonas. O encontro, do qual também participou a deputada estadual Joana D’Arc, aconteceu na sede do Governo do Amazonas, na zona oeste de Manaus.

O Governo do Estado apoia a Operação Acolhida, que é coordenada pelo Exército Brasileiro. Três imóveis do patrimônio do Governo do Amazonas servem de posto de triagem e interiorização, recepção e apoio para a operação. Além disso, recentemente, as dependências do hotel da Vila Olímpica de Manaus passaram a funcionar como posto provisório de Alojamento de Trânsito Manaus (ATM).

Ao abrir a reunião, o governador Wilson Lima destacou a importância da Operação Acolhida para o Amazonas. “Essa operação é importante para recepção e interiorização desses venezuelanos. É importante para a assistência, para o controle epidemiológico, para cumprirmos com o nosso papel de conceder ajuda humanitária e garantir a proteção social. E o Exército é fundamental para isso”, ressaltou Wilson Lima.

Na reunião, o coordenador da operação destacou as prioridades que necessitam do apoio do Estado neste momento. “Nós vamos ter que, de imediato, reconstruir o posto de interiorização e triagem, onde a emissão de toda a documentação é feita, o serviço de cidadania, proteção social e também o alojamento onde ficam os venezuelanos que vêm para serem interiorizados para outras cidades”, disse o general Barros.

No último dia 3 de maio, um forte temporal atingiu as instalações do Posto de Interiorização e Triagem da Operação Acolhida, na avenida Torquato Tapajós. Apesar dos danos materiais, ninguém ficou ferido. Na ocasião, foi estabelecido um gabinete de crise com a participação do Governo do Amazonas que, dentre outras ações, cedeu estruturas da Vila Olímpica no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste, que passou a funcionar como alojamento.

“O Governo do Estado do Amazonas deu uma resposta rápida. Houve uma solicitação do governador Wilson Lima, que pediu o levantamento do problema que estava acontecendo, o tamanho dos prejuízos, dos danos causados, não só às pessoas que estavam trabalhando no local, mas também aos venezuelanos que estavam abrigados”, disse a titular da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Mirtes Salles.

O Governo do Estado está fazendo um levantamento financeiro de todo o trabalho necessário para readequar a estrutura para voltar a fazer parte da operação. “Nós esperamos que no prazo máximo de 45 dias a gente tenha o prédio recuperado”, disse a secretária. O Governo do Amazonas montará uma série de serviços dentro do local.

Segundo o Exército, 51 mil venezuelanos que ingressaram no país já foram interiorizados para 650 cidades.
Artigo anteriorFVS já realizou mais de 3,4 mil testagens de detecção da Covid em profissionais da educação em Manaus
Próximo artigoDeputada do PSL é retirada de avião pela polícia por item proibido na bagagem