MANAUS – O governador Wilson Lima apresentou ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, nesta sexta-feira (31/01), a nova sede da Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas (Sema), no bairro Parque Dez, zona centro-sul de Manaus. O ministro confirmou ao governador que a Secretaria da Amazônia irá funcionar na sede da Sema e vai focar nos quatro eixos da Política de Preservação da Amazônia: Zoneamento Econômico Ecológico, Regularização Fundiária, Pagamento por Serviços Ambientais e Bioeconomia.

“É importante a vinda do ministro do Meio Ambiente ao Estado do Amazonas para reforçar esse compromisso que ele tem com a região, sobretudo com as políticas de desenvolvimento sustentável, a questão da bioeconomia. Ele veio também para tratar da questão da Secretaria da Amazônia e como é que esses entes que estão instalados aqui, como CBA e ICMBio, podem fazer esse cruzamento de informações e também essas atividades transversais para que a gente possa efetivamente caminhar”, afirmou o governador.

No primeiro momento, 30 técnicos do Ministério do Meio Ambiente vão trabalhar na secretaria, segundo explicou Ricardo Salles. “Nós estamos alinhando a Secretaria da Amazônia com a decisão da criação do Conselho da Amazônia. O Conselho da Amazônia foi decidido pelo presidente Jair Bolsonaro para justamente gerar esse cuidado com a região. Será presidido pelo vice-presidente (Hamilton) Mourão, que conhece muito a região, que tem conhecimento, tem toda a capacidade de articular todas as esferas que precisam estar envolvidas nisso: o Ministério da Economia, Ministério da Agricultura, Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Ciência e Tecnologia, Polícia Federal, Forças Armadas. Essa integração propiciada pelo Conselho da Amazônia, sob o comando do vice-presidente Mourão, fará com que a gente possa avançar”, explicou Salles.

Em reunião na sede da Sema, o governador Wilson Lima e o secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, apresentaram os avanços ambientais alcançados pelo Estado ao ministro Ricardo Salles. “A gente já avançou e tem uma ação inédita no Estado do Amazonas, que é o pagamento por serviços ambientais, que foi uma intermediação do Itamaraty, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente. A Alemanha vai aportar 10 milhões de euros aqui no Amazonas, num período de 5 anos, com a contrapartida do Estado de nós reduzirmos em 20% o desmatamento em relação ao ano de 2019”, explicou o governador.

O secretário Eduardo Taveira detalhou as ações desenvolvidas pelo Estado e que estão alinhadas com a política ambiental do Governo Federal. “A apresentação de questões concretas de políticas para o meio ambiente e desenvolvimento sustentável que já foram determinadas pelo governador e que estão sendo implementadas, como os acordos de pesca, que garantem a sustentabilidade dos estoques pesqueiros, mas também promovem as ações de pesca comercial, esportiva e artesanal”, explicou Taveira.

Artigo anteriorSistema viário de Caapiranga é revitalizado e dez bairros serão beneficiados
Próximo artigoGoverno deve indenizar mais de 600 famílias beneficiárias do Prosamim até março