Marcado para acontecer nos dias 23 e 24 de fevereiro, o governador do Amazonas, Wilson Lima, manteve a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Amazonas. O anúncio foi feito durante a coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (19).

Segundo Lima, a decisão em manter o exame foi pensada em conjunto com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC).

“Tenho conversado muito com o Inep e o Ministério da Educação e argumentamos muito na necessidade de uma prorrogação. Porém nós fomos informados que se fosse prorrogado mais uma vez, esse ano não seria mais possível a realização dessa atividade e muitos alunos do Estado do Amazonas estariam penalizados”, argumentou Lima.

Além disso, o governador do Amazonas anunciou que os dois dias de realização do Enem serão considerados como ponto facultativo e feriado escolar, com o intuito de reduzir a circulação de pessoas na rua. De acordo com Lima, o governo também solicitou da prefeitura de Manaus que o aumento da frota de ônibus durante os dois dias.

“A prova será realizada na terça e quarta-feira. Nesses dois dias o estado do Amazonas está decreto ponto facultativo e feriado escolar para realização dessas provas e garantir que os alunos do Estado do Amazonas tenham acesso a uma unidade de ensino superior. É necessário um grande esforço da população para que evitem ao máximo estarem nas ruas na terça e quarta-feira, principalmente entre os horários 11h e 13h, que é o horário que os alunos estão em trânsito para as escolas. Conversei com o representante de prefeitura para que houvesse um empenho de aumentar a disponibilidade de ônibus de transporte coletivo nesse horário”, ressaltou o governador.

Artigo anteriorWilson decide flexibilizar comércio e restaurantes
Próximo artigoPreço da gasolina sobe 25,7% desde maio e ultrapassa R$ 5,00, aponta Ticket Log