O governador Wilson Lima esteve em Brasília, na tarde de ontem e na manhã de hoje (5 e 6/02), para reuniões na sede da representação do Governo do Estado, onde tratou da defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM), da criação de um departamento para atender prefeitos e de parcerias com o Ministério Público do Trabalho. Ele também encontrou o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, que estava na capital federal para reunião do Partido Social Cristão (PSC).

“Fizemos uma agenda rápida aqui em Brasília. Tivemos reunião com o procurador-geral do Ministério Público do Trabalho, Alberto Balazeiro, até para discutir essas questões que dizem respeito à saúde. O Ministério Público no estado do Amazonas tem sido um grande parceiro nessas tratativas para melhorar a condição de trabalho e também garantir direitos a esses trabalhadores”, disse Wilson Lima, que já está em viagem de volta para abertura do Muda Manaus no bairro Jorge Teixeira, zona leste da capital.

Em Brasília, o governador também conversou com o coordenador da bancada do Amazonas no Congresso Nacional, senador Omar Aziz, e com o deputado federal, capitão Alberto Neto, sobre a importância da defesa da competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM). Wilson Lima explicou que na semana que vem, dia 11, durante o Fórum Nacional de Governadores em Brasília, a proposta dos entes federativos sobre reforma tributária e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços sobre combustíveis devem ser amplamente discutidos.

Em relação ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e a reforma tributária, o governador do Amazonas reiterou que o Estado tem acompanhado e contribuído com todas as discussões.

“Eu conversei com o senador Omar, também conversei ontem pessoalmente com o deputado Capitão Alberto Neto, esse é um assunto que a gente tem se preocupado muito porque a gente ainda não sabe exatamente como é que vai ser colocada a questão da reforma tributária e é algo que a gente precisa ficar atento porque isso diz respeito diretamente à questão dos incentivos da Zona Franca de Manaus. Nós temos esse papel de fazer essa defesa e fazer com que esses incentivos sejam mantidos para garantir a competitividade das empresas e naturalmente os empregos que são gerados por elas”, frisou.

Parceria – O governador Wilson Lima e o procurador Jorsinei Dourado do Nascimento, da PRT 11ª Região, reuniram com o procurador-geral do Trabalho, Alberto Balazeiro, para tratar das ações parceiras no estado do Amazonas, sobretudo nas mudanças feitas na área da saúde.

O Ministério Público do Trabalho aproveitou para pedir apoio do governador no que diz respeito à proposta de medida provisória que redireciona os recursos provenientes de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), firmados com o MPT, para a União. Hoje a Lei de Ação Civil Pública prevê que danos causados por empresas devem ser reparados no local onde a companhia multada atua.

Prefeitos – Ainda em Brasília, Wilson Lima tratou da criação de um departamento para atender prefeitos do interior do Amazonas. O objeto é fortalecer o apoio dado aos gestores municipais, criando caminhos para que os prefeitos tenham assistência e possam caminhar com projetos na esfera federal, promovendo o desenvolvimento do Amazonas.

O governador também conversou com o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, do mesmo partido Wilson Lima que estava em Brasília para reunião com integrantes do PSC.

Artigo anteriorIBGE vai selecionar 3.064 pessoas para trabalhar no Censo 2020
Próximo artigoDólar passa de R$ 4,28 e fecha no maior nível desde criação do real