O governador Wilson Lima participou, nesta segunda-feira (16/09), no auditório da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), no centro de Manaus, da oitava edição da Semana de Tecnologia e Inovação Brasil-Suécia 2019, realizada em Manaus e com atividades em outras capitais, como Brasília, Fortaleza, Joinville, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Wilson Lima destacou a importância da tecnologia e da inovação no desenvolvimento econômico, social e ambiental.

“É importante que haja essas evoluções no sentido de inovação, de tecnologia. No estado do Amazonas nós temos um potencial muito grande. Temos possibilidades na mineração, no turismo, na bioeconomia, mas para que isso possa ser revertido em forma de benefício, riqueza para cidadão, é preciso que isso seja desenvolvido, que tenha o aporte da iniciativa privada, por exemplo, e que em algum momento isso por si só possa caminhar”, afirmou o governador.

Wilson Lima destacou que o Amazonas está aberto para parcerias com a Suécia e outros países que possam promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas e que fomentem a Economia Verde.

“Nós temos que desenvolver uma nova frente econômica, com novas matrizes, como a exploração do gás, a exploração do mineral sustentável, a bioeconomia, a fruticultura, fármacos. É nessa linha que o estado do Amazonas começa a construir suas novas frentes econômicas”, disse Wilson Lima, ao destacar a importância da iniciativa privada e das pesquisas desenvolvidas pelas universidades nesse processo.

O evento contou com o painel “Hélice Tríplice Suécia-Amazonas”, que discutiu como a Suécia e o Estado do Amazonas estão aplicando o modelo de cooperação entre universidade-indústria-governo quando o assunto é a busca por inovação, empreendedorismo e desenvolvimento sustentável.

Participam das discussões instituições brasileiras como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e suecas como Universidade de Linköping, Institutos de Pesquisa da Suécia, Agência Sueca de Proteção Ambiental, Electrolux e Ericsson.

Parceria em potencial – Um dos objetivos da Semana de Inovação Suécia-Brasil é fortalecer a parceria entre os dois países. O governador Wilson Lima reuniu, antes do evento, com o vice-ministro de Inovação da Suécia, Emil Hogberg, e com a embaixadora da Suécia no Brasil, Johana Skoog. A reunião contou com a participação do secretário de Planejamento Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), Jorio Veiga. Eles tratam das potencialidades do Amazonas, nas áreas de bioeconomia, mineração e turismo, e de futuras parcerias.

“O Governo do Estado tem feito uma série de relações com países que demonstram interesse em investir na Amazônia. No caso específico da Suécia, além desse evento aqui, há um outro que acontece agora em outubro sobre mineração sustentável e isso nos interessa muito, porque nós temos algumas atividades no estado do Amazonas e que elas estão criminalizadas e podem ser feitas de maneira sustentável, respeitando o meio ambiente e trazendo benefício para o cidadão, trazendo benefício para o estado. Então, todo esse conhecimento que vier para o Amazonas é bem-vindo no sentido de construir essa agenda de desenvolvimento sustentável e essa agenda verde”.

A Semana de Inovação Suécia-Brasil são organizadas pelo Team Sweden Brazil: Embaixada da Suécia, Conselho Sueco de Investimento e Negócios (Business Sweden), Câmara de Comércio Sueco-Brasileira (Swedcham) e os Consulados Gerais e Honorários da Suécia.

Artigo anteriorAvião de pequeno porte cai durante forte chuva em Manaus
Próximo artigoSobrinha de “Zé Roberto” é presa por tráfico de drogas em Manaus