Amazonas – O governador Wilson Lima entregou, nesta segunda-feira (14/09), na Arena da Amazônia, novos equipamentos para o sistema de segurança pública, incluindo armas, computadores e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para prevenção à Covid-19. Entre os materiais estão 111 fuzis, 15 mil munições e 500 computadores, além de álcool em gel, aventais descartáveis e máscaras cirúrgicas, totalizando mais de 270 mil itens.

Os novos investimentos reforçarão o trabalho policial em todo o estado, especialmente na região de fronteira. “A gente tem muito ainda a avançar na área de segurança, mas as ações que estamos tomando nos indicam que estamos seguindo no caminho certo no combate à criminalidade. São entregas que estão fazendo esse efeito efetivo, como é o caso da Rocam Motos, que está nas ruas, garantindo mais tranquilidade para o cidadão”, afirmou Wilson Lima.

Os equipamentos são oriundos de doações do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, e de aquisições feitas pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

O governador avaliou como fundamental a parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, resultado do alinhamento estratégico na busca de soluções na área de segurança pública na região amazônica.

“O estado do Amazonas, em específico, tem sido olhado e visto de uma forma diferente, vide os investimentos que estão sendo feitos aqui. O Centro de Inteligência foi implantado no ano passado e reúne profissionais da área de inteligência da região Norte do país, e tem nos ajudado muito nesse combate de região fronteiriça”, disse Wilson Lima.

Convocação – Na solenidade, o governador também anunciou a convocação de mais 50 aprovados no concurso da Polícia Militar, realizado em 2011. No mês de agosto, o Governo do Estado já havia chamado mais de 320 aprovados no mesmo certame.

Wilson Lima adiantou, ainda, que o governo lançará uma licitação internacional para a compra de 500 espingardas calibre 12 semiautomáticas e 3.800 pistolas paras as Polícias Civil e Militar.

“Tudo isso vai ser importante para que o policial que esteja na rua esteja preparado para combater a criminalidade, além de outras estruturas que nós estamos montando, sobretudo com o uso da tecnologia, para fazer com que os crimes tenham uma resolutividade maior e que a nossa polícia possa agir com mais rapidez”, acrescentou.

Artigo anteriorFesta no All Night resulta em mais de 30 pessoas contaminadas por Covid
Próximo artigoFiocruz vai testar eficácia da vacina contra tuberculose para covid-19