Manaus – O governador Wilson Lima reafirmou que vai manter o compromisso de pagar, em março, a data-base de 2019 dos servidores da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), que já iniciou diálogo com representantes dos trabalhadores do setor. De acordo com o governador, honrar compromissos assumidos e não gastar mais do que o estado arrecada é prioridade da sua administração.

“Promover e fortalecer a educação é o que mais quero. Quando a educação falha é o sistema que falha como um todo. Não existe nenhuma sociedade bem desenvolvida sem educação. Ela transforma a vida das pessoas. E é preciso garantir a valorização dos profissionais e dar melhores condições de trabalho”, afirmou o governador durante evento de abertura do ano letivo, na última sexta-feira (01/02), no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona centro-sul de Manaus.

Além de reafirmar o compromisso de pagar a data-base 2019 dos profissionais da educação, Wilson Lima destacou que o reajuste salarial de 9,38% foi pago em janeiro.

“A administração anterior tentou nos amarrar de todas as formas, sobretudo financeira. Travar nossas ações pra ver se o estado vira um caos. Mas nós estamos trabalhando todos os dias para romper essas amarras, para honrar compromissos e valorizar os servidores e também melhorar a vida do cidadão”, disse governador.

O secretário da Seduc, Luiz Castro, já reuniu com representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam) e dos Professores e Pedagogos de Manaus (Asprom-Sindical) e do Movimento de Vigilantes, Administrativos e Serviços Gerais (Vamseg). O objetivo foi conhecer as pautas de interesse das categorias.

A reunião foi realizada no dia 21 de janeiro, logo após a posse do novo secretário, e marcou o início de um diálogo contínuo com todos os representantes de categorias. “Nós estamos aqui para dialogar e conduzir os trabalhos de maneira diferente. Queremos ouvir, compreender e construir, na medida do possível, coletivamente”, ressaltou Luiz Castro.

O secretário ouviu as demandas sobre o plano de saúde, reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) e representatividade nos conselhos da área de educação.

Além do titular da pasta, o secretário Executivo Adjunto, Luís Fabian Barbosa, o secretário Executivo Adjunto da Capital, Bibiano Filho, a secretária executiva Adjunta do Interior, Ana Maria Freitas e o secretário Executivo Adjunto Pedagógico, Raimundo Barradas, participaram da reunião.

Artigo anterior“Vai ser altamente favorável”, diz secretário de Segurança do AM sobre Lei Anticrime
Próximo artigoMulher registra B.O por falso sequestro da filha e acaba presa em Manaus