O governador Wilson Lima participou, nesta sexta-feira (26/03), da primeira reunião do novo ministro da Saúde (MS), Marcelo Queiroga, com os governadores dos estados e do Distrito Federal. No encontro virtual, o ministro apresentou a nova equipe de secretários do MS e foram discutidas estratégias para otimizar as ações do Plano Nacional de Imunização (PNI), distribuição de insumos e abastecimento de oxigênio medicinal.

O ministro pediu apoio dos governadores no combate no Brasil da maior crise de saúde de escala global. Queiroga defendeu que o Ministério da Saúde vai assumir a responsabilidade de coordenar a distribuição de insumos e oxigênio. E disse que a pasta trabalha para disponibilizar mais doses de imunizantes aos estados.

O controle da compra de insumos pelo Ministério da Saúde é uma das pautas defendidas pelo governador Wilson Lima. Para ele, sem esse controle, estados podem fazer grandes estoques e outras unidades da federação podem sofrer com o desabastecimento.

Nova equipe

Queiroga apresentou os nomes que irão compor a própria equipe do Ministério da Saúde. E anunciou a criação de uma secretaria específica para o enfrentamento da Covid-19.

A Secretaria Executiva será chefiada por Rodrigo Castro, funcionário de carreira do Ministério da Economia, enquanto a Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES) fica aos comandos do médico Sérgio Okane, diretor executivo do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Artigo anteriorDados apontam aumento expressivo dos casos de Covid entre os mais jovens, diz Fiocruz
Próximo artigoPolícia Militar realiza ‘Operação Pacificador’ na zona leste de Manaus