MANAUS – O governador Wilson Lima recebeu, na manhã desta quarta-feira (22/01), na sede do Governo do Estado, na Compensa II, zona oeste da capital, uma comitiva do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) que veio ao Amazonas conhecer projetos financiados pelo Fundo Amazônia. Fazem parte da comitiva o Superintendente da Área de Gestão Pública do BNDES, Júnior Leite, e o Chefe de Departamento de Meio Ambiente, Nabil Kadri.

“O BNDES é o encarregado de administrar o Fundo Amazônia e nós temos o prazer em mostrar como os recursos estão sendo bem investidos e nos ajudando a desenvolver a área ambiental no Amazonas. Nós temos projetos bem sucedidos tocados com esses recursos e é importante que eles vejam de perto a importância disso. Nós precisamos retomar os investimentos em projetos aqui no estado,” disse o governador do Amazonas.

O Fundo Amazônia já captou mais de R$ 3 bilhões junto aos doadores – principalmente da Alemanha e Noruega. O orçamento é destinado para o andamento de ações de conservação e uso sustentável das florestas da Amazônia. Para o secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, o momento é de reafirmar parcerias em defesa da Amazônia.

Além de Eduardo Taveira, também esteve presente na reunião o diretor de florestas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Joaquim Leite. Ele confirmou que a Secretaria Nacional da Amazônia será implantada em Manaus, com as atividades em funcionamento dentro da Sema.

Ao governador, Joaquim Leite disse também que será disponibilizada, ainda neste trimestre, a primeira parcela do ProjeCAR, que é o projeto de inscrição e análise do Cadastro Ambiental Rural, apresentado ao Governo Federal pela Sema e aprovado ano passado.

“Existem inúmeras vantagens para o agricultor cadastrado no CAR, que incluem o planejamento do imóvel rural, comprovação de regularidade ambiental, segurança jurídica, comercialização de cotas de reserva ambiental, além de maior competitividade no mercado e acesso ao crédito agrícola. Sem dúvida, o CAR é um passo importante para o Amazonas”, disse Wilson Lima.

Artigo anteriorMais de 800 mil animais são imunizados na campanha ‘Amazonas sem Febre Aftosa’
Próximo artigoPM intensifica operações em três municípios de fronteira após fuga de detentos no Acre