MANAUS – O governador Wilson Lima visitou, na manhã deste domingo (24/01), as instalações da enfermaria de campanha montada pelo Exército na área externa do Hospital Delphina Aziz, que tem previsão para começar a funcionar na semana que vem. Ele também acompanhou o funcionamento das duas usinas de oxigênio doadas pelo Ministério da Saúde.

“Esse é um hospital de campanha montado pelo Exército com apoio do Governo Federal, em parceria com o Hospital Delphina Aziz. E o diferencial dessa unidade é que ela não precisa de oxigênio da empresa que fornece para o Estado porque ela tem uma usina, que foi montada, inclusive, pelo Governo Federal, o que garante autossuficiência nesse insumo que é tão importante. E aqui funcionarão 50 leitos clínicos. A expectativa é que os pacientes comecem a chegar aqui a partir da semana que vem”, destacou o governador Wilson Lima.

O Hospital Delphina Aziz recebeu duas usinas independentes, das sete que foram doadas pelo Ministério da Saúde (MS). As duas usinas instaladas na unidade têm capacidade de produzir 26m³ de oxigênio por hora, o que é suficiente para atender os 50 leitos clínicos que estão sendo montados.

Além do Delphina Aziz, estão sendo instaladas também usinas no Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM); no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) João Lúcio; Maternidade Azilda Marreiro; Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam); e na unidade hospitalar de Manacapuru.

O governador agradeceu pelo trabalho das Forças Armadas, em especial do Exército, pelo suporte concedido na logística das ações de enfrentamento a Covid-19 no estado.

“As Forças Armadas têm sido um grande parceiro nesse momento. Sabemos da expertise que a nossa Força Armada tem nesse tipo de estrutura, porque nós estamos vivendo momentos difíceis, e toda a nossa estratégia tem que ser de guerra. Agradeço às Forças Armadas, ao Exército Brasileiro, à Marinha e também à Força Aérea Brasileira”.

Reforço para interior – Para reforçar a oferta de oxigênio no interior do estado, serão instaladas cinco miniusinas doadas ao Governo pelo Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo. Mais 20 usinas estão sendo adquiridas pelo Estado para reforçar a oferta do insumo e ampliar a capacidade de atendimento das redes municipais de saúde.

Artigo anteriorHospital Regional de Tabatinga receberá usina de oxigênio doada pelo Sírio Libanês
Próximo artigoCarregamento com 160 mil metros cúbicos de oxigênio chega a Manaus pela BR-319