Na última quinta-feira (9), o traficante Alexandre Araújo Brandão, de 39 anos, conhecido como “Xuruca do Japiim”, foi assassinado a tiros em Florianópolis (SC). No momento do crime, ele carregava a filha de 1 ano e 8 meses no colo — a criança foi atingida e segue internada em um hospital da capital catarinense.

Apontado como um dos principais líderes do Comando Vermelho (CV) no Amazonas, Xuruca havia escapado de uma tentativa de homicídio em 15 de julho deste ano, no bairro Japiim, zona sul de Manaus. Na ocasião, ele estava em um Land Rover Discovery quando foi alvo de disparos feitos por ocupantes de um Fiat Argo branco.

O assassinato desta quinta ocorreu na rua Laura Duarte Prazeres, no bairro Campeche, região sul de Florianópolis. Testemunhas relataram ter ouvido cerca de dez tiros e visto um homem de roupas escuras fugir armado. O suspeito teria entrado em um Fiat Uno vermelho, modelo antigo, sem vidro traseiro e coberto por uma lona preta.

De acordo com uma testemunha, cunhada da vítima, Alexandre havia ido buscar a filha, que estava sob os cuidados de familiares desde o dia anterior. Pouco antes do crime, ele teria chamado um carro por aplicativo para retornar ao bairro Porto da Lagoa. Minutos depois, a familiar ouviu os disparos e encontrou Xuruca e a criança caídos no chão, cobertos de sangue.

Artigo anteriorChuva alaga UBS na zona Leste de Manaus e moradores criticam gestão de David Almeida
Próximo artigoTCU investiga possível uso irregular da Lei Rouanet em comício de Lula e Boulos em 2024