Manaus – Cercada por familiares, servidores, colaboradores e de aposentados do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), a presidente da Corte de Contas amazonense, conselheira Yara Lins dos Santos, recebeu a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, a mais alta condecoração concedida pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) a uma personalidade. A solenidade ocorreu na manhã desta quinta-feira (31), no plenário da Câmara, com a presença de diversas autoridades.

Prevista no projeto de Decreto Legislativo nº 43/2019, a condecoração foi proposta pela vereadora Mirtes Salles, presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher da CMM. “Para nós a conselheira representa o poder da mulher amazonense. Ela é a única mulher conselheira e a primeira a chegar à presidência na Corte de Contas, é algo para se fazer história. É uma homenagem merecida a uma mulher que começou como taquígrafa e chegou a presidir o Tribunal, implementando várias inovações”, declarou a vereadora, ao explicar o motivo da proposta.

O presidente da CMM, vereador Joelson Silva (PSDB), destacou a parceria entre a Câmara e o Tribunal de Contas durante a gestão da conselheira. “Quero agradecer a cordialidade com que o Tribunal de Contas sempre tratou a Câmara. Para nós é um privilégio termos o TCE com um horário na nossa Rádio Câmara, uma parceria ocorrida por meio da presidente Yara Lins dos Santos. A medalha que ela recebe hoje foi aceita por unanimidade dos 41 vereadores”, agradeceu o presidente da Câmara.

A solenidade teve a presença de servidores ativos e de aposentados, além de colaboradores, estagiários e jovens aprendizes do TCE, que compareceram na homenagem à presidente. 

Servidora pública há mais de 42 anos, a conselheira-presidente Yara Lins dos Santos emocionou-se durante a entrega da medalha. “É com muita satisfação que hoje eu venho aqui receber essa medalha. São 43 anos de serviços prestados e fico muito feliz pelo reconhecimento ao trabalho prestado, não só ao Tribunal de Contas, mas a todo o Estado do Amazonas”, informou a presidente do TCE-AM.

Presente na solenidade, o prefeito de Manaus, Arthur Neto, elogiou a gestão da conselheira. “Para mim é uma honra participar desta homenagem, pois foi durante a gestão da conselheira que o Tribunal de Contas do Estado considerou Manaus a cidade mais transparente de todo o Estado. Fico muito feliz em compartilhar desse momento de reconhecimento de pessoa que se dedicou a fazer um bom trabalho, sempre tentando resolver conflitos e chegar a uma solução justa na administração pública”, disse o prefeito.

Trajetória

Servidora de carreira do TCE-AM, a conselheira Yara Lins dos Santos é formada em Direito pela Universidade Paulista e em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Amazonas. Ingressou na Corte de Contas como taquígrafa, em 1975. Tornou-se auditora-adjunta em 1989 e auditora em 2002, sendo nomeada conselheira da Corte de Contas em 2014.

Primeira mulher a presidir o Tribunal, a conselheira Yara Lins dos Santos assumiu a administração da Corte de Contas amazonense em 15 de dezembro do ano de 2017, para o biênio 2018-2019. Durante sua gestão, o TCE-AM recebeu Certificado de Garantia de Qualidade da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que elogiou as boas práticas do TCE-AM durante auditoria nacional.

Artigo anteriorGoverno autoriza Caixa a aumentar preço das apostas das loterias
Próximo artigoIML libera os 17 corpos dos homens envolvidos em tiroteio com a PM