O YouTube suspendeu a conta do influente pastor de TV nigeriano T.B. Joshua por acusações de discurso de ódio. A decisão foi tomada depois que uma entidade de direitos humanos entrou com uma queixa ao analisar pelo menos sete vídeos mostrando o pregador fazendo orações para ‘curar’ gays. O Facebook também removeu pelo menos um dos posts ofensivos mostrando uma mulher sendo esbofeteada enquanto evangelista diz que está expulsando um “espírito demoníaco” de seu corpo.

TB Joshua é um dos pastores mais influentes da África, com políticos importantes entre seus seguidores. Sua conta no site de streaming tinha mais de 1,8 milhão de assinantes antes de ser bloqueada.

A queixa contra ele foi feita pela openDemocracy,  entidade sediada no Reino Unido. Em resposta, um porta-voz do YouTube disse que o canal foi fechado porque sua política “proíbe conteúdo que alega que alguém está mentalmente doente, enfermo ou inferior por causa de sua participação em um grupo protegido, incluindo orientação sexual”. Um post na conta do Facebook de T.B. Joshua disse: “Temos um relacionamento longo e frutífero com o YouTube e acreditamos que essa decisão foi tomada às pressas.”

O que mostra o vídeo ofensivo?

O vídeo é uma atualização de uma sessão de oração de uma mulher chamada Okoye, transmitida pela primeira vez em 2018. Nele, T.B. Joshua dá um tapa e empurra Okoye e uma mulher não identificada pelo menos 16 vezes e diz a Okoye: “Há um espírito perturbando você. Ela se transplantou para você. É o espírito da mulher”, relata o openDemocracy em sua queixa.

O vídeo, que foi visto por mais de 1,5 milhão de usuários antes do canal do YouTube ser retirado do ar, mostra posteriormente o testemunho da mulher perante a congregação de que “o espírito” estava destruindo sua vida, mas que foi curada após as orações do pastor. Ela declara que deixou de ter “afeição” pelas mulheres e “agora tenho afeição pelos homens”.

T.B. Joshua fundou a ‘Igreja Sinagoga de Todas as Nações’ (SCOAN, na sigla em inglês) na década de 1990. Ele é dono da rede de TV cristã Emmanuel TV e alega curar todos os tipos de doença, incluindo o HIV/Aids.

Por causa disso, sua igreja com sede em Lagos, na Nigéria, se tornou destino de milhões de nigerianos e visitantes internacionais. A SCOAN é descrita como “a maior atração turística” do país e “o destino mais visitado por turistas religiosos na África Ocidental”, “com milhares de estrangeiros se aglomerando para assistir aos cultos semanais da igreja”.

Segundo o jornal britânico The Guardian, a igreja atrai semanalmente mais pessoas do que o total de visitantes do Palácio de Buckingham e da Torre de Londres.Números divulgados pelo Serviço de Imigração da Nigéria indicam que seis em cada dez viajantes estrangeiros que chegam à Nigéria têm como destino a SCOAN.

Conhecido como ‘o profeta’ por seus seguidores, ele viaja frequentemente pela África, Estados Unidos, Reino Unido e América do Sul. Joshua viria pela primeira vez ao Brasil nos dias 12 e 13 de outubro de 2017, mas a visita foi cancelada. Seu culto ocorreria na Arena do Grêmio em Porto Alegre (Rio Grande do Sul). O motivo do cancelamento teria sido uma partida de futebol marcada no mesmo dia.

Créditos: Portal Terra

Artigo anteriorAna Clara comete gafe ao revelar atração da festa do BBB 21
Próximo artigoWilson participa de Fórum Nacional de Governadores com a presença da secretária-geral adjunta da ONU