O juiz de direito Thiago Fernandes Cintra arbitrou fiança de R$ 5 mil para que cada youtuber pague o valor até as 16h desta quarta-feira, 18/04. Gerson Albuquerque, de 24 anos, Wesllay Meireles Lopes da Costa, de 33 anos, conhecido como Matuto Motovlog, e Mateus Kleber Oliveira, de 20 anos, conhecido como Êta Bixiga, passaram por audiência de custódia, nesta tarde, no Fórum de Olinda, e foram levados para a carceragem do Fórum até que o valor seja pago.

Os advogados dos youtubers tentam negociar o horário do pagamento, já que eles teriam apenas 15 minutos para arrecadar R$ 15 mil. Caso não paguem, serão encaminhados ao Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife.

Eles não tiveram a prisão preventiva decretada. Ou seja: caso paguem a fiança, eles vão responder em liberdade pelos crimes de corrupção de menor, invasão de domicílio na forma qualificada, lei das contravenções – provocar alarme, anunciando desastre ou perigo inexistente ou praticar qualquer tipo de ato capaz de produzir pânico ou tumulto, e favorecimento real, já que entraram na unidade prisional com celulares.

Entenda o caso

O grupo, liderado por Gerson, aproveitou o momento em que um veículo deixava o Cotel para entrar na unidade, sendo abordado e quase baleado por agentes penitenciários. A intenção era fazer uma pegadinha para publicar no canal do Youtube.

Os agentes de segurança, ao perceber a movimentação estranha, imaginaram que se tratava de uma tentativa de resgate de presos. Os três e um adolescente de 17 anos foram rendidos e revistados. Apenas depois, eles revelaram que se tratava de uma pegadinha para a plataforma de vídeos. Gerson Albuquerque e os três amigos foram levados em uma viatura para a Delegacia de Paulista.

 

Artigo anteriorJustiça manda empresa retirar outdoor de Bolsonaro
Próximo artigoEntrevista | ‘As mulheres precisam se fortalecer e mostrar o valor que elas têm’ diz Janaína Chagas