
O zagueiro Juan Manuel Izquierdo, do Nacional-URU, faleceu em São Paulo nesta terça-feira aos 27 anos.
Izquierdo sofreu um mal súbito durante o segundo tempo do jogo contra o São Paulo na última quinta-feira, no Morumbi. Ele desabou no gramado aos 39 minutos da etapa final da partida das oitavas de final da Conmebol Libertadores e foi inicialmente diagnosticado com arritmia cardíaca.
Após ser levado ao Hospital Albert Einstein, o jogador não respondeu aos tratamentos. No sábado, o hospital divulgou que Izquierdo teve uma parada cardíaca durante o transporte do estádio e precisou ser ressuscitado. No domingo, exames indicaram uma “progressão do comprometimento cerebral” e “aumento da pressão intracraniana”. O atleta foi mantido em “cuidados intensivos neurológicos” e dependente de ventilação mecânica. Na noite de segunda-feira, o quadro foi descrito como “neurológico crítico”.
Izquierdo havia sido diagnosticado com uma arritmia cardíaca há dez anos, quando jogava pelo Cerro, do Uruguai. A informação foi confirmada pelo secretário nacional de Esporte do Uruguai, Sebastián Bauzá.
Nos últimos dias, a família de Izquierdo chegou ao Brasil para acompanhar o tratamento. Seus pais, Nelson e Sandra, e a esposa Selena, com quem ele tem uma filha de dois anos e meio e um filho recém-nascido, estão em São Paulo junto com membros da delegação do Nacional e alguns jogadores do elenco. Nesta terça-feira, Calleri, Rafinha e Michel Araújo, do São Paulo, visitaram o hospital em solidariedade.
Em respeito à perda, o Campeonato Uruguaio foi suspenso, e ainda não há previsão para a retomada dos jogos.
Juan Izquierdo iniciou a carreira no Cerro, do Uruguai, passou pelo Montevideo Wanderers e se transferiu para o Atlético San Luis, do México. Após retornar ao Uruguai, defendeu novamente o Wanderers, o Liverpool e voltou ao Nacional em 2024, onde fez 25 partidas na temporada pelo clube uruguaio.